Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Formação

Professor Moran profere minicurso durante Semana de Planejamento no câmpus
Formação

Professor Moran e participantes

Na Semana de Planejamento que antecede o início do segundo semestre acadêmico, o Departamento de Educação do câmpus promoveu diversas atividades pedagógicas direcionadas aos professores. Dentre elas, destaque para a realização do minicurso “Como ensinar e aprender com metodologias ativas”, proferido pelo professor José Manuel Moran Costas, Doutor em Comunicação pela USP e docente de Novas Tecnologias.

Durante o minicurso, o professor Moran abordou questões relativas ao ensino e aprendizagem, apresentou projetos educacionais e compartilhou experiências de instituições nacionais e estrangeiras que, ao desenvolver novas estruturas curriculares e tecnológicas, conquistaram melhores níveis de qualidade e desenvolvimento na educação.

Moran reiterou a importância da formação continuada do professor, a qual possibilita diferentes apropriações e atualizações, tais como a aula invertida e a aprendizagem entre pares, incrementando essas práticas com o apoio de tecnologias digitais, ao combinar e integrar atividades presenciais e online.

Crizieli Silveira Ostrovski, chefe do Departamento de Educação, avalia que o minicurso teve caráter instigador e proporcionou a troca de experiências entre professores. Também salienta que a atividade possibilitou o despertar de uma visão diferenciada sobre as características de aprendizagem dos alunos e sobre como utilizar as diversas metodologias para o aprendizado em sala de aula.

Também participaram do minicurso, professores da Unioeste, Unila, Senac, Uniguaçu/Faesi, Cesufoz, Fag e Seed/PR.

Sobre o professor Moran

Doutor em Comunicação pela USP e professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado). Professor de cursos blended e online em diferentes instituições educacionais. Trabalha com inovações na educação presencial e a distância, com foco na visão integradora, valores, metodologias ativas, colaboração e personalização, com apoio de tecnologias digitais. É autor de diversos livros com destaque para A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (2012), Novas Pedagogias e Mediação Pedagógica (2012) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (2011).

(Atualizado em 08/08/2017)

Ações do documento