Você está aqui: Página Inicial Medianeira Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Titulação Acadêmica

Titulação Acadêmica

Professora Dayse Grassi defende tese de Doutorado em Educação
Titulação Acadêmica

Professora Dayse Grassi

Dayse Grassi Bernardon, professora da UTFPR Medianeira, defendeu sua tese de doutorado em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, na linha de pesquisa da Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino. A pesquisa intitulada “Formação continuada e suas implicações no trabalho com a produção, correção e reescrita de textos” foi desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hubes, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Cascavel.

A pesquisa foi desenvolvida em um município da região oeste do Paraná e objetivou refletir sobre o trabalho com a produção, a correção e a reescrita textual, decorrente de um processo de Formação Continuada realizado no ano de 2012 e, retomado por meio ações colaborativas promovidas pela pesquisadora. A partir do levantamento de dados realizado por uma pesquisa diagnóstica, elaborou-se ações de Formação Continuada, por meio de sessões reflexivas, que pudessem atender pontualmente as principais dificuldades dos docentes referentes à produção, correção e reescrita de textos.

De acordo com a professora Dayse, os resultados revelaram a necessidade de mais momentos de Formação Continuada para professores, mas que se configurem de forma distinta dos atuais, pois, esses, na maioria das vezes, não refletem os conhecimentos compartilhados e discutidos, no dia a dia escolar. Ressalta a importância de se trabalhar por meio de sessões reflexivas, em uma pesquisa colaborativa, que permita aos professores repensar, reelaborar e reconstruir saberes da prática docente, com vistas a melhor atender ao ensino e aprendizagem da língua.

Membros da Banca Julgadora:

Professora Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes (UNIOESTE), Orientadora; Professora Dra. Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh (UEPG), Membro Efetivo; Professor Dr. Renilson José Menegassi (UEM), Membro Efetivo; Professora Dra. Clarice Nadir von Borstel (UNIOESTE), Membro Efetivo; Professora Dra. Greice da Silva Castela (UNIOESTE) – Membro Efetivo

Publicado em 16/03/2017