Você está aqui: Página Inicial Medianeira Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Professores do Câmpus publicam artigo em periódico internacional

Professores do Câmpus publicam artigo em periódico internacional

Os professores Alex S. Torquato (Departamento de Química), Gustavo V. B. Lukasievicz e Leandro S. Herculano (Departamento de Física) do Câmpus Medianeira, acabam de publicar o artigo intitulado “Evaluation of Thermo-oxidative Stability of Biodiesel”, no periódico Energy & Fuels (Fator de Impacto 3.091) da Editora Americam Chemical Society, em parceria com professores do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Nesse trabalho, os autores aplicaram a técnica de Espectroscopia no Infravermelho (Fourier Transform Infrared Spectroscopy) juntamente com a técnica estatística de Análise dos Componentes Principais, para caracterizar a estabilidade oxidativa de amostras de biodiesel, submetidas a um processo de termo oxidação, de modo a simular a estocagem a longo prazo.

A oxidação altera as propriedades do biodiesel, como a viscosidade, a densidade e capacidade calorífica, de modo que diminui o rendimento e ocasiona danos aos motores que utilizam esse biocombustível.

Embora já existam no mercado técnicas que permitam investigar os processos oxidativos, a utilização das técnicas propostas neste trabalho, fornece uma análise rápida e mais sensível para caracterizar a qualidade do biodiesel.

O artigo foi publicado no volume 31, da edição número 7, do periódico acima citado e pode ser visualizado na integra, no seguinte link http://pubs.acs.org/doi/ipdf/10.1021/acs.energyfuels.7b00696

Os autores agradecem pelo apoio da UTFPR e das agências públicas de fomento, CNPq, Capes e Fundação Araucária, bem como aos professores Dr. Nelson G. C. Astrath, Dr. Luis C. Malacarne e Dr. Mauro L. Baesso e o doutorando Me. Elton L. Savi, do Departamento de Física da UEM.

Ações do documento