Você está aqui: Página Inicial Medianeira Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação UTFPR dá primeiro passo para fim do papel em seus documentos

UTFPR dá primeiro passo para fim do papel em seus documentos

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, servidores da UTFPR estão recebendo treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O SEI é uma ferramenta que faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e permite produzir, editar, assinar e tramitar processos e documentos dentro de toda a instituição. O objetivo é reduzir custos, integrar os sistemas, reduzir tempo e alinhar os serviços.

Este primeiro treinamento está sendo dado aos componentes da comissão designada para implantação do sistema na UTFPR. A previsão é de que até julho do próximo ano o SEI já esteja em funcionamento na instituição.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) e foi adotado pelo Governo Federal para ser utilizado por diversos órgãos públicos. Um dos que já utiliza o sistema é o Ministério Público Federal que, com o SEI, conseguiu uma economia de R$ 1 bilhão. Outros exemplos são o Ministério da Integração Nacional com economia de R$ 2 milhões e a Universidade Nacional de Brasília (UNB) - pioneira na implantação nas instituições de ensino superior- de R$ 600 mil.

Participaram da abertura do treinamento a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa, e o assessor de Planejamento e Finanças da instituição, João Paulo Aires. A vice-reitora relatou a importância da implantação deste sistema em toda a instituição já que ele elimina o uso do papel e reduz custos de forma significativa.

O treinamento está sendo ministrado pelo coordenador do projeto de implantação do SEI na Universidade de Brasília (UNB), Rodrigo de Freitas Nogueira, e pelo analista de Tecnologia de Informação da UNB e membro da comissão de implantação, Edmilson Cosme da Silva.

Atualmente, mais de 27 instituições de ensino superior, incluindo institutos e universidades federais, já implementaram ou estão em processo de implementação do sistema.

Publicado em 15/12/2016