Você está aqui: Página Inicial Medianeira O Câmpus

Apresentação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira

Em 1990, o Programa de Extensão e Melhoria do Ensino Técnico fez com que o CEFET-PR se expandisse para o interior do Paraná. A cidade de Medianeira, na região oeste do estado, foi a primeira a receber uma UNED – Unidade de Ensino Descentralizada. Surge, então, o Câmpus Medianeira, criado nos termos da Portaria 067/87 em 6 de fevereiro de 1987 do Ministério de Educação.

Em março de 1990, o Câmpus iniciou as primeiras turmas dos cursos Técnicos Integrados em Alimentos e Eletromecânica. A inauguração oficial aconteceu em 30 de maio de 1991.

Em 1996, implantou-se o primeiro curso de nível superior: O Curso de Tecnologia em Alimentos, na modalidade Industrialização de Carnes. Em 1999, passam a ser ofertados no campus outros quatro cursos superiores nas áreas de: Eletromecânica, Laticínios, Carnes e Meio Ambiente e, em janeiro de 2000, começa a funcionar, também, o curso superior de Tecnologia em Informática.

284 servidores, sendo 98 técnicos administrativos e 186 professores.

Em 2007, o Câmpus foi precursor no oferecimento de ensino à distância, graças ao acordo entre a UTFPR e a UAB – Universidade Aberta do Brasil, que ofertou cursos de Especialização em Gestão Ambiental e em Educação, Métodos e Técnicas de Ensino. Atualmente, além desses, também oferece o curso em Ensino de Ciências.

Em  2011,  o Câmpus passou a ter o seu primeiro curso de pós-graduação stricto sensu, com a abertura do Programa de Mestrado na área de Ciências de Alimentos. Em 2013 foi aprovado o Programa de Mestrado em Tecnologias Ambientais.

Atualmente, em nível de graduação, oferece os cursos de  Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Manutenção Industrial, e 5 cursos de bacharelado, sendo: Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Licenciatura em Química, totalizando 2.050 alunos matriculados.

Em 23 anos de atividades, o Câmpus acompanha a mudança do perfil econômico do município de Medianeira: de exclusivamente extrativista para agroindustrial. Parcerias com empresas e instituições têm viabilizado a realização de pesquisas conjuntas, oportunidades de estágios e empregos aos estudantes da instituição, além de patrocínios para a realização de eventos científicos e tecnológicos que a Universidade promove, dentre os quais os projetos de relevância ambiental, desenvolvidos por alunos e professores da UTFPR com a Itaipu Binancional e outros parceiros.

Em outubro de 2013, aconteceu a inauguração da Incubadora de Inovações Tecnológicas do Cãmpus, que atualmente conta com 5 empresas incubadas e um projeto na pré-incubação. Com mais esta obra, a área construída do câmpus passa para 32.291 metros quadrados.

 

Missão Institucional

MISSÃO

Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para odesenvolvimento social e tecnológico.


VISÃO

Ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.

 

 

VALORES

ÉTICA: gerar e manter a credibilidade junto à sociedade.

DESENVOLVIMENTO HUMANO: formar o cidadão integrado no contexto social.

INTEGRAÇÃO SOCIAL: realizar ações interativas com a sociedade para o desenvolvimento social e tecnológico.

INOVAÇÃO: efetuar a mudança por meio da postura empreendedora.
QUALIDADE e EXCELÊNCIA: promover a melhoria contínua dos serviços oferecidos para a satisfação da sociedade.

Ações do documento