Notícias
Pesquisa
O trabalho intitulado Nanotoxicity of curcumin-polycaprolactone in Drosophila melanogaster, desenvolvido por alunos e e professores Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos – PPGTA - do Câmpus Campo Mourão recebeu Menção Honrosa no XXI Brazilian Congress of Toxicology (CBTox) – XV TIAFT Latin-American Regional Meeting, realizado em Águas de Lindóia - SP, no período de 28 a 31 de outubro.
Os autores do trabalho são: Patrícia Aparecida Macário Borsato, Letícia Cremonesi Ganacin, Pâmella Gabriela Gollin Aires, Fernanda Vitória Leimman, Odinei Hess Gonçalves, Rafael Porto Ineu. O trabalho é parte da dissertação de mestrado da aluna Patrícia e dos projetos de iniciação científica das alunas Letícia e Pâmella, todas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos – PPGTA.
De acordo com os autores, o trabalho insere-se em uma linha de pesquisa que já vem desenvolvendo aditivos não tóxicos para indústrias de alimentos, agregando esforços de diversos docentes e alunos do Câmpus. Nesse trabalho, foram avaliados os aspectos de segurança alimentar do corante natural curcumina obtido por Nanotecnologia. A fim de evitar o uso de mamíferos em experimentação, foi utilizado um modelo biológico alternativo com Drosophila melanogaster, mais conhecida como mosca-da-fruta. Os pesquisadores concluíram que a curcumina, quando nanoencapsulada, não apresentou toxicidade e pode ser utilizada com corante seguro para o consumo.