Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Professora Rosangela concluiu sua trajetória profissional na UTFPR-CP com brilhantismo
conteúdo

Notícias

Professora Rosangela concluiu sua trajetória profissional na UTFPR-CP com brilhantismo

GRATIDÃO

Aposentadoria chegou após 28 anos de serviços
publicado: 08/10/2021 08h44 última modificação: 08/10/2021 10h58

A professora Rosângela Borges Pimenta é Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com pesquisa na área de coprodução do conhecimento transdisciplinar, e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Ela também fez Especializações nas seguintes áreas: Gestão Industrial, Metodologia do Ensino Tecnológico, Língua Portuguesa-Descrição e Ensino, Preparação de Professores ao Sistema Montessori, Formação para o Ensino Especial e Gerontologia. Na graduação cursou Tecnologia em Gestão Pública, Pedagogia e Letras Anglo-Portuguesas. É coautora de livros nas áreas de inovação, sustentabilidade e gestão do conhecimento do Programa UTFInova. Tem artigos publicados em revistas científicas, livros e anais de congressos.

 Além de tudo isso, ela fez ainda o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Inovação e, também, na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, concluiu a Formação em Massoterapia, Reiki e Yoga.

 Para Rosângela todas as áreas do conhecimento estão interconectadas, daí a multiplicidade de interesses.   

 “Minha filha sempre brincou comigo. Ela diz que estarei velhinha procurando uma capacitação, um curso para fazer. Adoro aprender e acho que serei uma eterna ‘buscadora de conhecimento’, pois acredito que tudo está interligado e que uma área complementa a outra.”

 Relembrando o início de sua carreira profissional, após a conclusão do magistério, Rosângela já tinha o desejo de se tornar uma professora. Foi então que em 1977 obteve o seu primeiro trabalho, como docente do município, na APAE, denominada EPACE, Escola Procopense de Assistência à Criança Excepcional. Foi um período muito rico de experiências, quando atuou em várias áreas como professora de música, das oficinas pedagógicas, terapia da linguagem e estimulação precoce. 

 Em 1992 foi aprovada em 2 concursos públicos do Estado do Paraná e lecionou em várias escolas da rede estadual, localizadas no município de Cornélio Procópio. Acabou pedindo exoneração para assumir o concurso na UNED-CP, Unidade de Ensino Descentralizada de Cornélio Procópio, do CEFET-PR, em 1993, na função de Orientação Educacional. Em 1995 assumiu o cargo de professor de ensino do 1° e 2° Graus, atividade esta que permaneceu até o dia 16 de junho de 2021, quando se aposentou.

 A Professora Rosangela, ou simplesmente Zita, como é carinhosamente chamada pelos colegas, ministrou aulas aos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, mas, praticamente quase sempre, em paralelo, com atuação em alguma atividade da área administrativa, tais como: Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Chefia de Gabinete, Ouvidoria e Departamento de Atividades Comunitárias, entre outras. Além da atuação docente nas esferas municipal, estadual e federal, Rosângela teve a oportunidade de coordenar o Programa PAEX-Parceiros para a Excelência, da FDT-Fundação Dom Cabral, como também ser instrutora do Programa Agrinho, Mulher Atual do SENAR- Serviço de Aprendizagem Rural.

 “Estou na UTFPR desde a sua fundação. Acompanhei o seu exponencial crescimento dia a dia, como se fosse um filho. Tenho muito amor e orgulho de pertencer a esta Instituição. Sou muito grata por todo crescimento profissional e pessoal que esta Universidade me proporcionou, ao longo destes 28 anos de casa. Tive a honra de ter sido a primeira responsável pela Comunicação Institucional e ter retornado a essa atividade em 2017, a convite do Márcio Jacometti, e permanecer até junho deste ano, quando me aposentei.”

 No momento, a Professora Rosangela pretende continuar com o Projeto OFAPE – Oficina de Apoio aos Estudos e, também, do GEMAE – Grupo de Estudos sobre Metodologias Aplicadas às Engenharias, que coordena com muita competência.

 “Com a pandemia, não tive como despedir-me dos queridos alunos e colegas servidores pessoalmente. Que saudades da movimentação nos corredores e salas de aula, dos encontros, da boa troca de informações, da boa prosa no café, do convívio com todos. Apesar dos desafios já enfrentados pelo Campus CP, tenho fé e esperança que tudo irá passar e, aos poucos, voltar à normalidade. Quero, sempre que possível, estar presente na Instituição. Deixo aqui o meu carinho e gratidão às pessoas do Campus Cornélio Procópio”.

 A comunidade acadêmica da UTFPR e a Direção Geral do Campus Cornélio Procópio agradecem a Professora Rosangela Borges Pimenta que, com dedicação e responsabilidade conduziu suas atividades em nossa Universidade durante todos esses anos. Certamente, todos sentirão falta de seus conhecimentos e do prazer sua companhia agradável, embora reconheçamos que a aposentadoria é um prêmio merecido para uma pessoa que trabalhou tanto pela educação em nossa cidade e em nosso país.