Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Professora Sara Ibarra retira-se do CALEM-CP após 26 anos de colaboração com a UTFPR-CP
conteúdo

Notícias

Professora Sara Ibarra retira-se do CALEM-CP após 26 anos de colaboração com a UTFPR-CP

GRATIDÃO

Felicitaciones maestra Sara. Después de 26 años permanecen buenos recuerdos para todos sus amigos
publicado: 20/04/2022 11h02 última modificação: 21/04/2022 12h17

A Professora Sara Ilda Ibarra Algare Enjoji nasceu no Uruguai, na linda cidade de Minas, no Departamento de Lavalleja – a divisão política em Uruguai é departamentos e não estados. Ainda criança ela foi morar na capital, Montevidéu, onde continuou seus estudos, graduando-se em Administração, na área de Contabilidade Pública, na Universidad de la República-UDELAR. Foi nessa época que conheceu seu esposo, Claudio Masuji Enjojii, médico pediatra brasileiro com quem tem 3 filhos e 4 netos.

Na década de 1980, Sara veio morar no Brasil, naturalizando-se brasileira. Casados há 40 anos, Sara e Claudio residiram na cidade de Mogi das Cruzes, onde ele estudou e se formou em Medicina. Por sua vez, em Mogi das Cruzes, Sara fez várias especializações, uma em Administração Hospitalar (1981) e outra Administração Industrial (1983-1984), trabalhando em diferentes segmentos como hospitais, industrias e bancos, sempre na área administrativa.

Em 1985 mudaram-se para a cidade de Bandeirantes, no Norte do Paraná, onde Sara teve sua primeira experiência como professora de espanhol em escola da região.  

“Tudo começou com um convite que recebi para dar aulas de espanhol no Colégio Monteiro Lobato, no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas-CELEM de Cornélio Procópio, em 1994. No ano seguinte fiz o teste seletivo para professora de Língua Espanhola no CEFET de Cornélio Procópio, onde comecei a lecionar Língua Espanhola em março de 1995”, explica.

Em fevereiro de 1996 a Professora Sara obteve o Diploma Superior de Espanhol da Universidade de Salamanca, da Espanha, mediante provas organizadas e aplicadas pelo Instituto Cervantes de Curitiba. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente ao ensino de espanhol em diversas escolas de nosso município, como o Núcleo de Ensino de Línguas da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Cornélio Procópio, no Colégio Monteiro Lobato (CELEM), no SESC de Cornélio Procópio e no Colégio Mailon Medeiros (CELEM) de Bandeirantes, além do CEFET-PR/ UNED-CP, onde ingressou como professora efetiva em 1998.

“Nunca tinha pensado em dar aulas, eu era de falar pouco e muito tímida. Mas me encantei com a profissão que só me trouxe alegrias, satisfação pessoal e vontade de continuar estudando sempre para melhorar o meu desempenho. A energia que os alunos transmitem é incrível, me renovava a cada dia!  Convivia com adolescentes jovens até pessoas adultas em sala de aula. Precisava ter jogo de cintura para conciliar o ensino tendo turmas com idades tão diferentes”, lembra com alegria.

Em nossa instituição, a Professora Sara desenvolveu inúmeros projetos, todos vinculados ao CALEM-CP, entre eles: o projeto de ensino de Espanhol para terceira idade, Espanhol para jovens e adolescentes (Projovem), além dos projeto de Espanhol Instrumental e ensino de Espanhol para os estudantes do Ensino Médio Técnico em Elétrica e Mecânica.

“No Calem realizei um sonho que tinha há muito tempo: dar aulas para pessoas da terceira idade. Desenvolvi alguns projetos, não só pensando no ensino da língua, mas, também, para ajudar a socializar as pessoas. Elas precisavam superar à dificuldade que enfrentavam com o aprendizado pois não estudavam fazia muito tempo. Cada palavra, cada frase dita corretamente, era uma conquista”, comemora.

Em 2010, a Professora Sara coordenou o Departamento de Relações Internacionais-DERINT, ajudando a celebrar diversos convênios com universidades e institutos de ensino no exterior, como a Universidad Politécnica de Madrid em Espanha, antes mesmo da criação do Programa Universidade sem Fronteiras. Em sua atuação acadêmica, participou de congressos e cursos no Brasil e no exterior com comunicações e publicações, como, por exemplo, na Espanha, na cidade de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão e em Baeza e na comunidade autônoma de Andaluzia.

“Sou infinitamente grata à UTFPR que me proporcionou momentos inesquecíveis em minha vida, de aprendizado, convivência harmônica num ambiente amigável. Espero ter contribuído mesmo que seja só com um grãozinho de areia no desenvolvimento de alunos e da instituição”, agradece.

A professora Sara vai deixar muitas saudades na UTFPR-CP. Em sua carreira em nossa instituição, ela é um exemplo de dedicação ao trabalho e afeto pelos colegas, atitudes imprescindíveis para a construção de laços permanentes de amizade e profissionalismo.

A Direção Geral, em nome da comunidade acadêmica da UTFPR-CP agradece a Professora Sara Ilda Ibarra Algare Enjojii pelos seus 26 de amizade, cooperação e trabalho.