Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > Projeto do Curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva foi entregue para a Deputada Federal Luiza Canziani

Notícias

ACESSIBILIDADE

A deputada visitou as instalações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-NAI da UTFPR-CP
publicado: 06/12/2021 15h20 última modificação: 07/12/2021 18h42

A UTFPR-CP deu mais um passo para a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva no Campus Cornélio Procópio-PR. Hoje, dia 06 de dezembro de 2021, recebemos as ilustres visitas da Deputada Federal Luiza Canziani e do Prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche para conhecer as instalações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-NAI da UTFPR-CP e as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Comunicação Assistiva e Acessibilidade do Campus, coordenadas pelos servidores Luiz Renato Martins da Rocha e Maysa Flor da Rosa.

O Professor Marcio Jacometti, Diretor Geral do Campus Cornélio Procópio, e o Professor Dirceu Casa Grande Junior, Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais-DACHS-CP, entregaram o Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva para Deputada Luiza Canziani e ao Prefeito Amin Hannouche. A expectativa é que eles nos ajudem a viabilizar novas vagas para docentes e os aportes financeiros necessários para a implantação do curso junto Ministério da Educação-MEC.

O Projeto foi elaborado no DACHS-CP pelo Grupo de Trabalho coordenado pelas Professoras Sônia Maria Rodrigues e Josieli Soares dos Santos e pelo Intérprete de Libras, servidor técnico administrativo Luiz Renato Martins da Rocha. Se aprovado, o Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva vai formar intérpretes e tradutores de Libras e Braille, além do desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas nas áreas de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas Com Deficiência.

O Campus Cornélio Procópio da UTFPR tem tradição no desenvolvimento de ações voltadas para melhorar a vida das Pessoas com Deficiência. Desde o antigo CEFET/ UNED-CP, que inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientados para atender e melhorar a vida das Pessoas com Deficiência, são desenvolvidos em nossa instituição a partir das atividades dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais-NAPNE, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-NAI, o Fórum de Acessibilidade e Inclusão, que em 2022 se tornará permanente, os Projetos de Extensão de Ensino de Libras, de Cardápios em Braile, entre outras iniciativas que surgiram na UTFPR-CP e foram difundidas em nossa cidade e nos demais campus do sistema.

Dessa vez, o projeto é ainda mais audacioso. Estamos trabalhando para implantar em nossa cidade um Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva que atenderá pessoas de Cornélio Procópio, da nossa região e de todos os lugares do Brasil com o objetivo de promover, entre outras ações, a Educação com Inclusão, a formação de intérpretes e tradutores de Libras e Braille e o desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnologias para a Inclusão de Pessoas com Deficiência em todas as dimensões da vida humana.

Para conhecer os projetos que o NAI/ UTFPR-CP desenvolve em nosso Campus, acesse os links das matérias e saiba um pouco mais sobre o que estamos desenvolvendo em nossa instituição.

UTFPR-CP é referência em Projetos de Acessibilidade e Inclusão> http://www.utfpr.edu.br/noticias/cornelio-procopio/a-utfpr-cp-e-referencia-em-projetos-de-inclusao-e-acessibilidade