Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Acordo entre UTFPR e Exército ofertará especialização em Gestão da Manutenção
conteúdo

Notícias

Acordo entre UTFPR e Exército ofertará especialização em Gestão da Manutenção

PARCERIA

O curso permitirá usar os conhecimentos da área para a realidade dos militares
publicado: 20/05/2022 12h05 última modificação: 20/05/2022 12h05
Rossana Finau, diretora-geral do Campus; Professor Marcelo Rodrigues (DAELT) e Anna Setti (PROPPG) receberam os oficiais do Exército. (foto: Acervo Pessoal)

Rossana Finau, diretora-geral do Campus; Professor Marcelo Rodrigues (DAELT) e Anna Setti (PROPPG) receberam os oficiais do Exército. (foto: Acervo Pessoal)

Na primeira quinzena de maio a Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu representantes da 5ª região do Exército Brasileiro com o objetivo de elaborar o projeto que possibilitará a oferta de especialização em Gestão da Manutenção. O curso tem como base a formação rápida e eficiente de colaboradores às organizações. Estavam presentes na reunião Rossana Finau, diretora-geral do Campus, Roberto Candido e Marcelo Rodrigues, professores do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), Anna Silvia Penteado Setti da Rocha, coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu (PROPPG) e os oficiais da instituição militar. O projeto será coordenado pelo professor Marcelo Rodrigues, do DAELT.

A parceria é possível graças a um Acordo de Cooperação entre o Comando Militar Sul e a UTFPR, firmado em 12 de março de 2021, que tem como base, segundo consta no documento, “a colaboração mútua no intercâmbio de know-how nas diversas áreas do conhecimento, visando a capacitação de recursos humanos por meio de palestras e de estágios na Instituição Superior de Ensino e em Organizações Militares". Essa é a primeira ação de uma série de cursos de especialização, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento de tecnologias que poderão ser ofertadas de acordo com as demandas do Exército e dos estágios e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com temas pertinentes, de alunos da UTFPR .

Para o professor Roberto, um dos envolvidos no projeto do curso, desde a assinatura do Acordo, as instituições envolvidas buscam alternativas para a concretização da cooperação. Em dezembro de 2021, membros do DAELT visitaram o comando da 5ª Região do Exército dando início à formulação do projeto. Esse curso já foi ofertado pela UTFPR  na Itaipu Binacional, para aproximadamente vinte turmas. Agora, em um primeiro momento, será dirigido exclusivamente aos oficiais do Exército. "O curso customizado é importante para o Exército porque permitirá usar todos os conhecimentos da Gestão da Manutenção dentro da realidade dos militares em nossa região", explicou Roberto.