Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Campus Curitiba realiza retorno geral às atividades presenciais para servidores técnicos a partir de 01/12
conteúdo

Notícias

Campus Curitiba realiza retorno geral às atividades presenciais para servidores técnicos a partir de 01/12

RETORNO PRESENCIAL

As escalas de trabalho e horários diferenciados valem até 30/11
publicado: 19/11/2021 16h00 última modificação: 19/11/2021 16h00
A partir de primeiro de dezembro todos os setores devem retornar ao funcionamento presencial, nos horários normais.

A partir de primeiro de dezembro todos os setores devem retornar ao funcionamento presencial, nos horários normais.

O campus Curitiba da UTFPR fará o retorno geral integral das atividades presenciais a partir do dia primeiro de dezembro de 2021. A decisão da direção-geral foi tomada depois de uma vistoria realizada na sede centro pela Vigilância Sanitária Municipal, no dia 17 de novembro, última quarta-feira. A vistoria permitiu a liberação de todos os espaços da universidade e a flexibilização das normas de biossegurança preventivas contra a Covid-19.

Com a liberação, o campus não precisa mais de correntes ou divisórias entre as mesas de trabalho, nem a verificação da temperatura corporal na entrada. A vigilância sanitária também liberou a limitação de capacidade dos espaços públicos, o uso dos bebedouros e o fim do distanciamento mínimo entre as mesas. A única medida definida ainda como obrigatória é a utilização de máscaras.

Servidores técnico-administrativos

Até o momento, o campus Curitiba realizou a volta ao trabalho presencial em um regime de escala, para garantir o distanciamento entre os servidores e o cumprimento das medidas de biossegurança. Com as novas recomendações, não há mais necessidade de escalas ou horário diferenciados de atendimento.

A partir de primeiro de dezembro todos os setores devem retornar ao funcionamento presencial, nos horários normais. Os servidores técnico-administrativos devem cumprir a carga horária total presencialmente. Até 30 de novembro as escalas de trabalho podem ser mantidas e estão vigentes as instruções contidas no processo SEI 23064.042281/2021-61.

Servidores docentes

Os servidores docentes devem seguir as orientações da PROGRAD/DIRGRAD e as normas estabelecidas para o semestre acadêmico 2021/2.

Trabalho remoto

O trabalho remoto integral fica mantido somente para os casos específicos, previstos nas normativas (Art. 1º da IN/GABIR/UTFPR nº 29/2021 e Art. 1º da IN/GABIR/UTFPR nº 30/2021).

As normativas garantem este tipo de trabalho aos servidores que ainda não se imunizaram completamente (aguardando segunda dose ou no período de imunização, de 21 dias após a segunda dose). Também têm direito ao regime diferenciado os servidores com idade igual ou superior a 60 anos, tabagistas, com obesidade, com miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.), hipertensos,  com doença cerebrovascular, com pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC), com imunodepressão e imunossupressão, com doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5), com diabetes melito, com doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica, com neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele), com cirrose hepática, com doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia).

O trabalho remoto também é garantido a mães que amamentam (lactantes), gestantes ou pessoas com filhos em idade escolar que estejam com aulas suspensas (não se enquadra a decisão dos pais pelo formato de aula remota).

Reunião com a diretoria

Como o retorno às atividades presenciais é um assunto de grande interesse da comunidade, a direção-geral do campus Curitiba vai realizar uma conversa aberta sobre o assunto, no dia 25 de novembro, às 9h. As informações para participação serão encaminhadas via e-mail pelo GADIR-CT.