Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Curso da UTFPR é ministrado com parceiros da Suécia e Honduras
conteúdo

Notícias

Curso da UTFPR é ministrado com parceiros da Suécia e Honduras

PARCERIA INTERNACIONAL

Capacitação é promovida pelo Projeto VAMOS e envolve estudantes de graduação e pós-graduação do campus Curitiba
publicado: 18/05/2022 10h18 última modificação: 19/05/2022 12h27
Exibir carrossel de imagens Curso piloto em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. (Foto: Ascom)

Curso piloto em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. (Foto: Ascom)

O Curso Piloto em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, do projeto Erasmus+, promovido pelo projeto “VAMOS”, ocorreu da UTFPR campus Curitiba na tarde desta segunda-feira, dia 16 de maio. Este é o primeiro de seis encontros semanais em que serão discutidos temas sobre os problemas globais e metodologias para o desenvolvimento sustentável. A conferência foi apresentada pelos professores e estudantes da UTFPR com os grupos da Suécia e Honduras. 

A transmissão foi realizada pela plataforma Moodle, ministrada em inglês, no Escritório Verde da Sede Centro, das 12h às 14h (horário local), para a Suécia e Honduras. O evento expôs o Objetivo 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis, que visa tornar as cidades mais resilientes aos problemas sociais, ambientais, econômicos, até o ano de 2030. Esses objetivos também desenvolvem a questão de trazer igualdade para a cidade sobre a oferta de saneamento básico, lazer e cultura, além do direito à moradia e segurança alimentar, com foco no problema das populações vulneráveis. O trabalho foi voltado para a Vila Torres e a Vila Parolin, bairros da cidade de Curitiba. 

O curso contou com a participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE); do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Meio Ambiente (TEMA); dos estudantes graduandos da disciplina de Construções Sustentáveis, ministrado pelo professor Eloy Fassi Casagrande nos cursos de Engenharia Civil do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC-CT) e Arquitetura e Urbanismo, do departamento acadêmico do mesmo nome (DEAAU).

Alunos e docentes do campus Dois Vizinhos também participam da iniciativa por meio do projeto "Sala Verde", coordenado pela professora Anelize Queiroz Amaral, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Neste campus, foi assinado um projeto de cooperação entre o  "VAMOS" e a comunidade rural da Foz de Chopinzinho-PR.

 “Resolvemos levar a universidade para interagir com a comunidade. Fizemos entrevista na Escola Manuel Ribas, no bairro Vila Torres, escutamos crianças e questionamos a situação da moradia de cada uma delas, perguntamos qual era o acesso à cultura, quais os problemas que encontravam em casa e na região. A ideia é formatar um curso piloto no qual pudéssemos tirar a universidade de seu intramuros, aproximando os estudantes desta realidade que existe: o problema social e ambiental nas comunidades”, comentou Eloy Casagrande.

Conheça o Projeto 

O “VAMOS” (Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development) é um projeto de reforço de capacidades no âmbito do programa Erasmus+ em execução no período de 2021-2023, coordenado pela Uppsala University (Suécia) e tem a participação da University of Padua (Itália), UNI Collaboration (Espanha), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (coordenação do professor Eloy Casagrande), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras), Technological University of Honduras e National University of Forestry (Honduras). 

O objetivo é trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável e criar a interação de diferentes níveis entre a comunidade acadêmica por meio de vários treinamentos, workshops e cursos à distância para construir um intercâmbio virtual.

Para saber mais:

Website: https://vamos-erasmus.eu/ 

Twitter: https://twitter.com/vamos_project

Instagram: https://www.instagram.com/vamos.project/