Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Equipe VAMOS_Erasmus apresenta resultados à comunidade
conteúdo

Notícias

Equipe VAMOS_Erasmus apresenta resultados à comunidade

PARCERIA INTERNACIONAL

Projeto para escola da Vila Torres propõe sustentabilidade e a redescoberta de Curitiba
publicado: 15/06/2022 18h21 última modificação: 15/06/2022 18h58
Exibir carrossel de imagens O evento, que foi realizado na Sede Centro do campus Curitiba, foi organizado pelo Escritório Verde no âmbito dos projetos Projeto VAMOS_Erasmus, da Universidade de Uppsala, Suécia. (Foto: Ascom)

O evento, que foi realizado na Sede Centro do campus Curitiba, foi organizado pelo Escritório Verde no âmbito dos projetos Projeto VAMOS_Erasmus, da Universidade de Uppsala, Suécia. (Foto: Ascom)

Patrícia Peralta, professora do Curso de Especialização em Construções Sustentáveis (CECONS), da UTFPR, apresentou e mediou o último encontro geral do Curso Piloto em Educação para o Desenvolvimento Sustentável; ocasião em que os participantes conheceram as soluções propostas no projeto "Jardim Secreto", destinado ao Colégio Estadual Manoel Ribas, na Vila Torres. O evento ocorreu no dia 13 de junho, na Sede Centro do campus Curitiba, organizado pelo Escritório Verde no âmbito dos projeto VAMOS, financiado pelo Programa Europeu Erasmus. Coordenado pela Universidade de Uppsala, Suécia. Reunindo estudantes e pesquisadores da UTFPR (estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura da disciplina Construções Sustentáveis, além de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE), e professores e alunos do Projeto Sala Verde, do Campus Dois Vizinhos, o curso contou ainda, com a participação remota internacional de pesquisadores de universidades da Suécia e da Universidade Tecnológica de Honduras.

Entre os princípios que orientam os trabalhos desenvolvidos nos projeto VAMOS_Erasmus, coordenado pelo Professor Eloy Casagrande (DACOC/PPGTE), estão a articulação entre academia, terceiro setor e setor privado. Após criar o envolvimento e realizar a escuta das comunidades envolvidas - uma forma de atingir um critério de sustentabilidade, as demandas levantadas são analisadas e discutidas por todos: estudantes em Curitiba e professores do Brasil e das instituições estrangeiras parceiras. Dessa forma, as ideias que a Professora Patrícia detalhou com apoio de concepções visuais em 3D, o Jardim Secreto deve ter um componente de Arquitetura, um de Segurança Alimentar e, também, um componente comunitário de Sustentabilidade. É apenas um exemplo possível entre outros potenciais de existentes na comunidade.

Os resultados alcançados foram possíveis através da interação dos participantes na Plataforma Moodle, após assistirem as entrevistas em vídeo dos alunos do Colégio e membros da comunidade e usando ferramentas virtuais como o Miro, Padlet e Canva. Neste último encontro, os projetos desenvolvidos foram apresentados ao diretor do colégio, Professor Júlio Bastos e ao Professor Davi Brito da Silva, responsável pela disciplina de Literatura e Língua Portuguesa e também criador do projeto Jardim Secreto.

De acordo com Patricia Peralta, a escola Manoel Ribas é um "disseminador de cultura, o ponto de partida para uma ação maior dentro da comunidade". Ainda, Eloy Casagrande comenta que, "Curitiba rejeita e tem medo de suas comunidades e um dos objetivos do Jardim Secreto é iniciar um roteiro turístico sustentável, conectando o Colégio a outras iniciativas da comunidade. Ao se criar um destino turístico social e sustentável, valida um espaço que, além de servir como sala de aula, horta e biblioteca, pode se tornar um ponto de atração 'dentro da cidade', estimulando os próprios curitibanos a visitar a Vila Torres. Projetos deste tipo já existem em outros locais do mundo, como demonstram as contribuições das parcerias internacionais".

Para o Professor Eloy Casagrande, responsável pela disciplina de Construções Sustentáveis, este curso piloto foi desenhado para ser um modelo inovador de extensão para a UTFPR, permitindo às organizações do terceiro setor e da iniciativa privada, em parceria com a academia, propor melhorias concretas às comunidades, além de colocar a UTFPR em evidência internacional.

Para saber mais:

Website: https://vamos-erasmus.eu/

Twitter: https://twitter.com/vamos_project

Instagram: https://www.instagram.com/vamos.project/