Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Mestrando do PPGCTA apresenta trabalho em Congresso em Seul
conteúdo

Notícias

Mestrando do PPGCTA apresenta trabalho em Congresso em Seul

publicado: 09/10/2019 14h23 última modificação: 13/11/2019 17h26

Thiago Castanho, graduado em Química pela UTFPR e mestrando em Ciências Ambientais no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), apresentou seu trabalho no 11th Micropol and Ecohazard Conference 2019, no mês de outubro, em Seul – Coréia do Sul. Sua dissertação, “Aplicação da Eletrocoagulação assistida por radicais livres na remoção de paranitrofenol”, sob orientação de Karina Querne de Carvalho,  professora do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC), e coorientação de Cristina Benincá, professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), consiste em uma apresentação da eletrocoagulação, para tratamento de efluentes industriais. 

Comparada às técnicas praticadas no exterior, a eletrocoagulação chama atenção por ser barata e acessível. De acordo com Thiago, essa técnica é um tratamento eletroquímico de efluentes industriais, em que eletrodos de alumínio, conectados à energia elétrica, promovem reações que liberam coagulantes capazes de separar o poluente da água, logo, limpando-a.

Desde sua graduação, Thiago já pesquisava na área de tratamento de efluentes. Em Seul, foi o único brasileiro a representar uma instituição também brasileira, e de acordo com ele, o ato é extremamente importante para a visibilidade da pesquisa do país no exterior, tendo em vista a fragilização institucional da ciência nacional. Thiago contou, ainda, com auxílio financeiro do Programa de Ciências Ambientais para a viagem.

Reportagem de Francisco Camolezi (ASCOM – CT).