Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto Estímulo é protagonista na criação da Semana de Conscientização do Parkinson
conteúdo

Notícias

Projeto Estímulo é protagonista na criação da Semana de Conscientização do Parkinson

UTFPR E SAÚDE

Projeto aprovado na Câmara Municipal de Curitiba institui no calendário oficial a "Semana da Tulipa Vermelha", em prol da disseminação de informações sobre a Doença de Parkinson
publicado: 02/05/2022 12h41 última modificação: 02/05/2022 14h18
Da esq. Para a dir: professora Kátia Prus (DAFIS-CT), Vereador Petruziello (CMC), Sandra Salomão (APP) e seu esposo Neif Riechi, na Câmara de Vereadores de Curitiba, após aprovação do projeto de lei.

Da esq. Para a dir: professora Kátia Prus (DAFIS-CT), Vereador Petruziello (CMC), Sandra Salomão (APP) e seu esposo Neif Riechi, na Câmara de Vereadores de Curitiba, após aprovação do projeto de lei.

No final de abril, foi aprovada na Câmara de Vereadores de Curitiba, o projeto intitulado "Semana da Tulipa Vermelha - Semana de Conscientização sobre a Doença de Parkinson - (DP)”. A concepção do tema foi instituída graças ao Projeto Estímulo, extensão coordenada pela professoras Kátia Prus, do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e Elisângela Lobo, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) do campus Curitiba.

A proposição do projeto de lei se deu por iniciativa do vereador Pier Petruzziello em conjunto com Sandra Salomão, presidente da Associação Parkinson Paraná (APP). O projeto foi discutido e aprovado após 9 meses de tramitação e, segundo a coordenadora Kátia, "teve como inspiração o dia 11 de abril, data escolhida para realização de ações por ser o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Parkinson".

O Projeto Estímulo começou em 2018 e, fundamentado na extensão como um dos pilares da UTFPR, "tem se mostrado ativo e comprometido com a sociedade em realizar ações que envolvam acadêmicos, servidores, professores, pacientes com a DP e familiares", explicou a professora Kátia. O nome do projeto aprovado na Câmara Municipal tem como tema a tulipa vermelha, que é o símbolo da Doença de Parkinson.

Contatos e para saber mais:
Instagram APP: @parkinsonparana
Instagram Projeto Estímulo: https://www.instagram.com/projeto.estimulo/
Vídeo com depoimento de Kátia Prus: https://www.youtube.com/watch?v=N7pIKjijTvs