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UTFPR Curitiba realiza três eventos para professores e servidores em fevereiro

ENCONTRO BOAS-VINDAS

O Encontro de Boas-vindas ocorreu nesta segunda-feira, no auditório
publicado: 07/02/2023 16h47 última modificação: 07/02/2023 16h47

Durante o mês de fevereiro, o campus Curitiba oferta três eventos de formação, informação e de participação para os servidores: XIII Jornada Pedagógica de Formação, Semana do Plano Diretor e o SomosUTFPR.CT. Nesta segunda-feira, a direção-geral do campus Curitiba realizou um encontro de boas-vindas com diretores, chefes de departamento, professores e técnicos administrativos no Auditório da sede Centro. A reunião foi conduzida pela diretora-geral, professora Rossana Finau. 

Durante a fala de abertura, Rossana destacou a importância do envolvimento dos servidores com atividades de gestão na universidade e falou sobre o SomosUTFPR-CT,  evento organizado pela gestão do campus para promover a troca de boas práticas em ensino, pesquisa, extensão e gestão. Clique aqui para acessar a programação.

A diretora apresentou as novidades sobre a infraestrutura física do campus para 2023: melhoria de equipamentos nos auditórios, reforma de banheiros no Bloco E, estruturação da rede da sede Neoville e o encerramento das atividades do campus Curitiba no Bloco V. Rossana também tratou da redução do número de estagiários no campus: de 172 para 71, com todas as vagas transformadas para carga horária de 30 horas semanais. Por outro lado, a diretora falou sobre a criação de 39 bolsas de apoio aos departamentos acadêmicos, com recursos da Diretoria de Graduação (DIRGRAD). 

Durante o evento, Rossana anunciou a aposentadoria do professor Júlio César Rodrigues de Azevedo, atual diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e agradeceu por todo o trabalho prestado à universidade e à gestão do campus Curitiba. Rossana também anunciou o nome do próximo diretor, o professor Francis Kanashiro Meneghetti, que também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE).

Ainda durante o evento de boas-vindas, servidores e professores foram convidados a falar com os colegas sobre a Semana do Plano Diretor, o novo sistema de reserva de salas, o Programa de Gestão e Desempenho e sobre o trabalho do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

 

Semana do Plano Diretor

 

Simone Polli fala sobre a Semana do Plano Diretor

 A professora Simone Polli apresentou aos colegas detalhes sobre a Semana do Plano Diretor, que será realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Desde 2022, uma comissão trabalha no desenvolvimento do Plano Diretor do campus Curitiba, instrumento que vai levantar as  necessidades da comunidade universitária, além de planejar e elaborar diretrizes para a infraestrutura física do campus. Clique aqui para saber mais sobre a semana.

 

NUAPE

A chefe do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE), Xênia Mello, falou sobre a política de cotas para pessoas com deficiência. Xênia apresentou um panorama da permanência universitária destes estudantes. Em 2017, mais de 67% dos estudantes com deficiência da UTFPR campus Curitiba desistiram do curso no primeiro semestre. Em 2022, esse número caiu para 16%, resultado de um trabalho de acolhimento, acompanhamento e de engajamento com este público. 

 

Programa de Gestão e Desempenho

A servidora Stéphanie Louise Inácio Castro fez uma apresentação sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que está em fase de testes desde dezembro de 2022. O piloto do programa será realizado até o fim de abril e depois a experiência será apresentada ao Conselho Universitário (COUNI), que irá deliberar sobre as regras de aplicação nos demais setores administrativos da universidade. 

O PGD foi proposto pelo Ministério da Economia por meio da Instrução Normativa (IN) número 65 de 2020. A IN apresenta orientações e critérios para a realização do teletrabalho integral ou parcial na administração federal. O modelo de trabalho proposto leva em conta a produtividade e o cumprimento de atividades e não a frequência ao local de trabalho. Clique aqui para saber mais sobre o PGD.

 

Reserva de salas

O coordenador da Coordenação da Tecnologia da Educação (COTED), João Paulo Kuzma, falou sobre o sistema de reserva de salas, que está sendo desenvolvido juntamente com o professor Wilson Horstmeyer Bogado do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). O sistema, que ainda está em construção, vai permitir que o usuário realize a reserva de espaços no campus de maneira rápida e on-line. 

 

Comitê de Ética em Pesquisa

A professora Frieda Saicla Barros apresentou o trabalho do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), comitê interdisciplinar e independente atuante nos 13 campi da universidade, com objetivo de auxiliar nos projetos de pesquisa científica e de extensão com o envolvimento de seres humanos. Durante a fala, a professora Saicla convidou os professores para participarem das atividades do CEP. Clique aqui para saber mais sobre o CEP.