Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > ESPECIALIZAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO

Última semana de inscrições para o Curso de Especialização em MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos
publicado: 07/04/2021 09h50 última modificação: 07/04/2021 09h50
Inscrições abertas para o Curso de Especialização em Manejo e Conservação do Solo

A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos está com o período de inscrições abertas para o Curso de Especialização em Manejo e Conservação do Solo, mas fique atento, pois elas se encerram dia 09/04. Esse curso é uma proposição do Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo (GPCS) da instituição e objetiva capacitar profissionais com formação superior em Ciências Agrárias e áreas afins sobre práticas de manejo de solo que buscam aumentar a produtividade das culturas ao mesmo tempo que preserva as funções ambientais do sistema solo, garantindo uma produção agrícola sustentável e em consonância com o meio ambiente. O estudante estará capacitado para: a) utilizar adequadamente os preceitos do sistema plantio direto em lavoura de grãos; b) avaliar e recomendar o uso de plantas de cobertura em sistemas agrícolas de produção; c) recomendar sistemas de sucessão e rotação de culturas em cultivos agrícolas; d) recomendar práticas de manejo de solo em sistemas orgânicos e integrados de produção; e) dimensionar e implementar sistema de terraceamento em áreas agrícolas; f) orientar práticas de conservação de solo tendo microbacias como unidade de planejamento; e g) planejar o uso de práticas de manejo e conservação do solo em propriedades rurais.

O prof. Dr. Carlos Alberto Casali, coordenador da proposta, destaca que o público alvo são profissionais com formação superior (Bacharelados e graduações tecnológicas) na área de Ciências Agrárias, como engenheiros agrônomos, zootecnistas, engenheiros florestais, tecnólogos em produção de grãos, tecnólogos em agronegócio e áreas afins, como engenheiros ambientais, biólogos, geógrafos, dentre outros. Busca-se atender profissionais com formação superior que atuam na assistência técnica pública e privada, bem como recém formados que procuram um aprofundamento em Ciência do Solo, particularmente no Manejo e Conservação do Solo.

O GPCS já ofertou em 2016 o curso de Especialização em Manejo da Fertilidade do Solo, o qual foi um sucesso. Contudo, em função da pandemia, o curso atual será ofertado totalmente On line, com aulas ao vivo e gravadas por meio de plataformas digitais, o que permitirá aos estudantes cursarem sem sair de casa. O curso tem 425 horas e duração de 12 meses, além de não necessitar a realização de trabalho de conclusão de curso.

A inscrição pode ser feita pelo site: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=477 e maiores informações podem ser conseguidas no site do GPCS, www.gpcs.com.br, ou pelos e-mails carloscasali@utfpr.edu.br ou carine@utfpr.edu.br.

Disciplinas com carga horária

Disciplina

Carga horária (horas)

Docente responsável