Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > INTERNACIONALIZAÇÃO
conteúdo

Notícias

INTERNACIONALIZAÇÃO

Docente e estudantes da UTFPR-DV participam de evento na Argentina
publicado: 30/05/2022 17h30 última modificação: 30/05/2022 17h30
O evento teve como objetivo reunir profissionais que vêm atuando em diferentes instituições na Mata Atlântica e em específico com floresta de Araucárias.

O evento teve como objetivo reunir profissionais que vêm atuando em diferentes instituições na Mata Atlântica e em específico com floresta de Araucárias.

Entre os dias 26 e 27 de maio, a Reserva Natural Estricta San Antonio localizada na Província de Misiones na Argentina, sob a administração dos Parques Nacionais realizaram a “Primeira Jornada de Manejo de Florestas com Araucária” com o apoio e contribuição da Prefeitura de San Antonio, INTA, Universidad Nacional de la Plata, Universidad Nacional de Misiones, Fundación Aves Argentinas e Fundación Banco de Bosques e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.

O evento teve como objetivo reunir profissionais que vêm atuando em diferentes instituições (ensino, pesquisas e empresas) na Mata Atlântica e em específico com Floresta de Araucárias visando estabelecer parcerias institucionais que permitam o estabelecimento ou ainda, a continuidade de linhas de trabalhos para a gestão dos ecossistemas, manejo e estratégias de conservação para a espécie arbórea Araucária, a partir da compilação de informações técnico-cientificas. Entre as atividades, houve a apresentação de palestras por diferentes profissionais, mesas temáticas e visita técnica em campo na Reserva Natural.

Representando a UTFPR Campus Dois Vizinhos, contamos com a participação da Profa. Dra Daniela Cleide de Azevedo Abreu, do curso de Engenharia Florestal, que proferiu a palestra sobre suas pesquisas científicas desenvolvidas  com a importante espécie arbórea nativa Araucária e ainda, oportunizou para que 14 acadêmicos do curso de Engenharia Florestal que cursaram e atualmente cursam as unidades curriculares de Ecologia Florestal, Sementes Mudas e Viveiros Florestal e Manejo de Unidades de Conservação pudessem participar dessa experiência na Argentina.

A participação dos acadêmicos de graduação em eventos técnicos-científicos, independente do período em que estão no curso, é uma imensa oportunidade para a vida profissional e a internacionalização, pois o aluno coloca seus conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática de campo, tem a vivência e experiência de outras culturas, aprende novos idiomas, e ainda, poderá conhecer outros projetos de pesquisas científicas.