Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Educação e Cinema
conteúdo

Notícias

Educação e Cinema

UTFPR exibirá 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
publicado: 06/11/2019 09h29 última modificação: 06/11/2019 11h32

Com o objetivo de trabalhar a arte do cinema de forma educativa e intelectual e estimular o debate acerca dos Direitos Humanos, a UTFPR em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Coronel Vivida, por meio do Projeto de extensão “IFCine cinema para pensar espaço para criar” exibirá no dia 12 de novembro (terça-feira) a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que é um circuito de difusão nacional.

Serão exibidos dois curtas-metragens acerca do tema e posteriormente haverá uma roda de conversa. A sessão, que é gratuita e aberta a toda a comunidade, será na sala do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem), Sala G102, da UTFPR de Francisco Beltrão, às 18h30.

O primeiro curta será “A Espera” que trata de temática envolvendo o direito da mulher e o direito das crianças e adolescentes. O segundo abordará a temática do direito dos idosos e de pessoas com deficiência, intitulado “a Bicicleta do Vovô”.

A proposta da exibição de cinema nacional na UTFPR veio do IFPR de Coronel Vivida, com o projeto IFCine, coordenado pela professora de Artes Visuais da instituição Katyuscia Sosnowski. Para viabilizar a Mostra em Francisco Beltrão, ouve o contato com o Calem da UTFPR, que vem buscando a inserção também em atividades culturais, além do ensino e aprendizagem.

Para a coordenadora do Calem, Fátima Cezarin dos Santos, “o nosso município precisa de espaços que propiciem a expansão cultural para toda a comunidade. Aliado a isso, o objetivo de promover debate sobre temas sociais, ambientais, políticos e culturais vai ao encontro das demandas para a formação crítica de nossos engenheiros e licenciandos em informática, no âmbito das Humanidades, conforme as exigências das novas diretrizes curriculares no contexto da UTFPR”, esclarece.

Mostra Nacional

De acordo com dados disponíveis no site da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos ela é um circuito de difusão Nacional e tem como objetivo consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica. É uma proposta de inclusão sociocultural, contribuindo para a formação coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Instituto Cultura em Movimento – ICEM, por meio de parcerias com instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, além de organizações privadas e do terceiro setor.