Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Fórum discute o uso de agrotóxico na região
conteúdo

Notícias

Fórum discute o uso de agrotóxico na região

Campus Francisco Beltrão participa da audiência pública sobre o uso de agrotóxicos na região
publicado: 18/06/2019 09h43 última modificação: 18/06/2019 09h43

Na tarde desta segunda-feira (17), estudantes, pesquisadores, poder público, representantes de fóruns, lideranças políticas e civis da região reuniram-se para debater o impacto do uso dos agrotóxicos na saúde. O evento aconteceu na AMSOP – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, com sede em Francisco Beltrão.

 A audiência organizada pelo Fórum Paranaense de Combate aos Agrotóxicos, Transgênicos e Fertilizantes Químicos, teve como escopo alertar sobre o aumento acentuado do uso de agrotóxicos no país e a proporção preocupante deste uso em nossa Região. Discutiu-se também a contaminação e os efeitos do uso e sua relação com o desencadeamento de doenças, trouxe à pauta a preocupação da produção de alimentos saudáveis, associada a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.

 A exposição da população Sudoestina ao uso crescente de agrotóxicos é altamente preocupante. A UTFPR apresentou dados de pesquisas voltadas a esta temática desenvolvidas na região. Os professores Ana Paula de Oliveira e Rodrigo Lingnau representaram a Universidade na Audiência e expuseram o andamento e resultados dos estudos feitos acerca dos Aspectos e Impactos do Escoamento Superficial na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu; Integridade ambiental do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas; Monitoramento da água do Rio Marrecas em Francisco Beltrão; Avaliação global da bacia hidrográfica do Rio Marmeleiro além dos estudos das Bacias Hidrográficas dos Rios Chopim e 14.