Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Setembro Amarelo
conteúdo

Notícias

Setembro Amarelo

Campanha no câmpus tem como foco acolhimento por meio de mensagens nas redes sociais
publicado: 01/09/2020 10h30 última modificação: 01/09/2020 10h30

Durante o mês de setembro os seguidores das redes sociais da UTFPR de Francisco Beltrão poderão compartilhar mensagens de motivação em prol da vida. A ação é alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

A ação proposta pela Subcomissão Permanente de Promoção de Saúde Mental e Qualidade de Vida tem como objetivo levar carinho, acolhimento e amor às pessoas, por meio de mensagens nas redes sociais. “É uma forma de incentivar a vida e mostrar o quanto as pessoas são importantes, o quanto a vida delas e o bem-estar importa”, destaca a presidente da subcomissão e psicóloga do câmpus Paula Spiazzi Bottega Cichoski.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional, de conscientização da prevenção ao suicídio. O suicídio é um problema complexo, de saúde pública e de causas multifatoriais. “É um assunto delicado, porém com extrema necessidade de ser debatido. Mesmo sendo importante tratar sobre ele em todos os meses do ano, é no mês de setembro que as atividades e debates estão mais concentradas. Falar sobre ele, discutir e refletir é um meio importante de prevenção”, enfatiza Paula.

UTFPR Vida

De acordo com a presidente da subcomissão no câmpus Francisco Beltrão o objetivo principal das ações é humanizar as relações na UTFPR. São diversas frentes de atuação, que vão desde realizar e apoiar ações que incentivem e promovam saúde mental e qualidade de vida nos Câmpus, até o auxílio nas discussões das equipes de gestão, referente a assuntos que impactam a saúde mental e qualidade de vida de servidores e alunos. “Vale ressaltar que a Comissão e as Subcomissões dos Câmpus são muito recentes na UTFPR, pois foram criadas, mais ou menos, na metade do ano de 2018. Então, ainda estão caminhando para ganhar o seu espaço, porém, já com excelentes discussões que têm impactado nas ações de seus integrantes”, finaliza.