Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Câmpus da UTFPR celebram o Dia da Consciência Negra
conteúdo

Notícias

Câmpus da UTFPR celebram o Dia da Consciência Negra

Representatividade

publicado: 20/11/2020 09h48 última modificação: 20/11/2020 12h18
Painel em grafite no Câmpus Cornélio Procópio feito em parceria com o Coletivo Ubuntu (Foto: Divulgação)

Painel em grafite no Câmpus Cornélio Procópio feito em parceria com o Coletivo Ubuntu (Foto: Divulgação)

Cinco câmpus da UTFPR realizam uma série de eventos em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, 20 de novembro. Em decorrência da pandemia da Covid-19, que impossibilita a realização de atividades presenciais nos câmpus, a programação ocorre no formato digital.

O objetivo principal dos eventos é promover espaços de reflexão e debate sobre a necessidade de se construir espaços mais plurais e livres de preconceito. No Câmpus Dois Vizinhos, a live 'Afroempreendedorismo & Identidade' corre neste sábado (21), a partir das 16h, nas redes sociais do centro acadêmico e do PET de Engenharia Florestal.

Em Apucarana, as atividades estão sendo realizadas ao longo de toda a semana e a programação já contou com cineclube e as lives 'Por que  falamos dele em novembro?'  e 'Racismo e sofrimento psíquico!'. Para esta sexta (20), está programada a roda de conversa 'Como se Manifesta o Movimento Negro em Cada Câmpus?', com representantes negros dos câmpus. Os eventos são promovidos e transmitidos nas redes sociais do Coletivo Negro Wakanda.

Ainda no Norte do estado, o Coletivo Ubuntu, que conta com a participação de servidores e alunos do Câmpus Cornélio Procópio, também realiza lives em alusão à data. No sábado (21), a partir das 14h, o debate traz como tema 'A Importância da Banca de Validação das Cotas Raciais na UTFPR'. E a live 'Nega Luh: atualidades, mulheres, moda e maquiagem' será realizada no dia 28, no Instagram do próprio coletivo.

No Câmpus Londrina, o Grupo de Pesquisa Educação em Perspectiva na Engenharia de Produção organiza a mesa-redonda 'Gestão da Diversidade no Contexto Organizacional'. O evento ocorre a partir das 19h, no Canal do ENENPRO no YouTube. As inscrições podem ser se realizadas por este formulário online.

O intelectual e militante negro Frantz Fanon foi tema de uma série de encontros online realizados pelo Câmpus Ponta Grossa ao longo do mês de outubro e novembro. Ao todo, foram cinco eventos, encerradas no último dia 18, com a temática principal 'Frantz Fanon: compromisso antropológico e construção da liberdade'.