Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Câmpus Santa Helena realiza primeira defesa de mestrado
conteúdo

Notícias

Câmpus Santa Helena realiza primeira defesa de mestrado

Pós-Graduação

Trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade
publicado: 24/03/2021 11h32 última modificação: 24/03/2021 11h32
Sede do Câmpus Santa Helena, no Oeste do Paraná (Foto: Decom)

Sede do Câmpus Santa Helena, no Oeste do Paraná (Foto: Decom)

O Câmpus Santa Helena, no Oeste do Paraná, realizou na segunda-feira  (22) a sua primeira banca de defesa de pós-graduação stricto sensu, no âmbito do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade.

A pesquisa 'Avaliação da Aplicação dos Royalties da Itaipu Binacional por meio de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável' foi defendida pela aluna Lilian Faxina Girardi, sob orientação das professoras Kelyn Schenalto e Maristela Walker.

O trabalho analisou a efetividade do Indicador de Desenvolvimento Sustentável Municipal (IDMS)  a partir de uma pesquisa de caráter documental com abordagem qualitativa e quantitativa. "O IDMS mostrou que as regiões intermediárias imediatas de Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon apresentam índice de desenvolvimento sustentável alerta, com dimensões e subdimensões em níveis críticos. Os melhores resultados apresentados foram na subdimensão sociocultural", diz o estudo.

"A análise da correlação entre IDMS e receitas municipais per capita demonstrou não haver correlação entre índices maiores de desenvolvimento sustentável e maiores receitas. Os resultados encontrados revelam que os municípios possuem maior preocupação com a dimensão sociocultural em relação às dimensões econômicas, ambientais e políticos-institucionais, revela também, não haver correlação entre riqueza e melhores índices de desenvolvimento sustentável", completa.

Câmpus Santa Helena

O mais novo da UTFPR, o Câmpus Santa Helena iniciou suas atividades acadêmicas em 2014. Atualmente, oferta três cursos de graduação - Licenciatura em Ciências Biológicas,  Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Agronomia - e um mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade.