Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Comunidade da UTFPR pode contribuir com PDI 2023-2027 até 05/07
conteúdo

Notícias

Comunidade da UTFPR pode contribuir com PDI 2023-2027 até 05/07

Planejamento

Sugestões devem ser enviadas via formulário, e-mail ou salas virtuais
publicado: 06/06/2022 18h51 última modificação: 07/06/2022 11h09
Audiência no auditório da Sede Centro do Campus Curitiba recebeu contribuições para o formulário do PDI 2023-2027 (Foto: Decom)

Audiência no auditório da Sede Centro do Campus Curitiba recebeu contribuições para o formulário do PDI 2023-2027 (Foto: Decom)

A partir desta segunda-feira, 06 de junho, servidores, alunos e egressos dos 13 campi da UTFPR podem enviar sugestões para o próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), referente ao período de 2023 a 2027. As colaborações devem ser feitas até o dia 05 de julho por formulário, disponível nos Sistemas Corporativos e Portal do Aluno, pelo e-mail pdi@utfpr.edu.br ou em salas virtuais.

O formulário já pode ser acessado por servidores, via Sistemas Corporativos, e por estudantes, via Portal do Aluno. São ao todo 22 campos para envio de sugestões: administração; comunicação institucional; carreiras dos servidores; gestão de pessoas; gestão da tecnologia da informação; relações com a comunidade e extensão; pós-graduação, pesquisa e inovação; graduação e educação profissional; avaliação institucional; assistência estudantil; políticas institucionais de inclusão; desenvolvimento institucional na UTFPR; reforma dos documentos institucionais; vida acadêmica; ensino a distância; arte, cultura e eventos; atividades físicas e esportes; infraestrutura; sustentabilidade; relação com as fundações de apoio; parques tecnológicos; e outras propostas.

De 16 de maio a 01 de junho, servidores e alunos puderam contribuir com a elaboração do formulário durante as audiências realizadas nos 13 campi. Segundo o assessor de Desenvolvimento Estratégico André Junior de Oliveira, o documento disponibilizado é a soma dos esforços de toda a comunidade da UTFPR. “Incorporamos cada contribuição recebida das quase 700 pessoas que estiveram presentes nos campi por onde passamos”, contou.

Servidores e alunos não precisam responder o formulário de uma só vez, já que as informações preenchidas são salvas automaticamente. Além disso, esta participação é voluntária e anônima. Todos os dados coletados são confidenciais e os resultados obtidos serão divulgados publicamente e utilizados apenas para fins de gestão e sem identificação dos participantes.

Outra alternativa para envio de sugestões são as salas virtuais, que acontecerão sempre às quartas-feiras, de 08 a 29 de junho. Pela manhã, das 9h às 12h, o encontro será destinado aos servidores e pela tarde, das 14h às 17h, aos estudantes e egressos. As salas virtuais serão realizadas no Google Meet e contarão com intérpretes de Libras. Para participar, não é necessário efetuar cadastro prévio, bastando acessar os links das videochamadas (manhã - servidores e tarde - estudantes e egressos). Também é possível contribuir ou solicitar esclarecimentos pelo e-mail pdi@utfpr.edu.br.

De acordo com André Oliveira, as contribuições da comunidade serão traduzidas em macro-objetivos que constarão no PDI e serão perseguidos pela universidade para que sejam executados. “As ideias que não constarem na versão final do documento serão direcionadas para cada área ou campus e, assim, estes poderão trabalhar alguma proposta recebida que por algum motivo acabou não entrando no PDI”, esclareceu o assessor.

Além das colaborações da comunidade universitária, também serão recebidas, até 05 de julho, contribuições de oito subcomissões temáticas (Graduação e Educação Profissional, Pesquisa e Pós-Graduação, Planejamento e Administração, Relações Empresariais e Comunitárias, Avaliação Institucional, Comunicação, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas) e de 13 subcomissões dos campi. Todas as sugestões enviadas serão consolidadas por um grupo de trabalho responsável por elaborar uma primeira versão do PDI.

Em seguida, esta primeira versão do documento será encaminhada para uma comissão central, formada pelo reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores de área e diretores-gerais dos campi. Esta comissão será responsável por encaminhar uma proposta de PDI 2023-2027 para ser discutida pelos membros do Conselho Universitário (Couni). Após aprovação no conselho, a UTFPR terá a versão final do seu PDI referente aos próximos cinco anos.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento obrigatório a todas as instituições de ensino superior, central no processo de avaliação. É o planejamento estratégico, que funciona como norte para a implementação de ações e políticas e que define os rumos da Universidade para, no caso da UTFPR, os próximos cinco anos.

O documento traz uma série de itens, como perfil institucional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI), organização didático-pedagógica, organização administrativa e finanças e orçamento, além de macro-objetivos para os próximos anos, divididos em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Os eixos são os mesmos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Notícias relacionadas
- Seis campi recebem audiência do PDI entre os dias 23 e 26 de maio
- Campi receberão audiências do PDI 2023-2027 entre 16 de maio e 01 de junho
- PDI definirá os rumos da UTFPR para os próximos cinco anos
- UTFPR dá início à elaboração do PDI 2023-2027