Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Andifes divulga comunicado sobre a pandemia do novo coronavírus
conteúdo

Notícias

Andifes divulga comunicado sobre a pandemia do novo coronavírus

Covid-19

publicado: 25/03/2020 15h56 última modificação: 25/03/2020 15h56
Plenária da Andifes (Foto: Ascom/Andifes)

Plenária da Andifes (Foto: Ascom/Andifes)

A Associação Nacional do Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta quarta-feira (25) comunicado oficial sobre a última reunião do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação, realizada na terça (24).

Durante o encontro, segundo o documento, foram apresentadas demandas das instituições federais como, por exemplo, a situação dos calendários acadêmicos - impactados pela suspensão das atividades de ensino.

"Os prazos e calendários administrativos e acadêmicos estabelecidos dentro e fora das universidades, antes da pandemia, devem ser devidamente reavaliados a luz da nova realidade. O empenho coletivo é no sentido de minimizar danos de todas as ordens e de preservar as estruturas e projetos existentes. Nosso compromisso é com a reposição e qualidade das atividades, sempre em sintonia com a autoridade sanitária", diz o texto.

Ainda de acordo com o comunicado, os demais membros do comitê concordam com a posição da Andifes e a Secretaria de Educação Superior do MEC "renovou o compromisso de suportes orçamentários para as iniciativas de enfrentamento da Covid-19".

Confira o texto na íntegra:

Comunicado Andifes - 03

A Andifes e o conjunto de universidades federais estão empenhadas em participar do esforço da sociedade brasileira e de todos os países para o enfrentamento da pandemia. São centenas de iniciativas com pesquisadores, técnicos e discentes envolvidos. Estamos em colaboração com inúmeras outras instituições públicas e privadas igualmente envolvidas. Os resultados virão do esforço de cada um, diante das suas possibilidades e pela maior coordenação possível. Estas ações estão sendo reportada às autoridades sanitárias, educacionais, de ciência e tecnologia e da economia. A sociedade brasileira reconhece e aplaude.

Como já avaliado anteriormente, o cenário continua dinâmico e se agravando. Portanto, o surgimento de novas demandas é constante e natural. A prioridade da Andifes e das universidades é salvaguardar saúde e vidas. Em um primeiro momento, medidas de contenção foram implementadas com êxito em todas as instituições. O aperfeiçoamento dessas medidas, simultaneamente aos esforços na busca de soluções técnicas, tem mobilizado nossas comunidades e parceiros.

No dia 24/03/2020, ocorreu mais uma reunião do Comitê Operativo de Emergência - COE/MEC. Apresentamos nossas ponderações a respeito das medidas implementadas ou em estudos. Os prazos e calendários administrativos e acadêmicos estabelecidos dentro e fora das universidades, antes da pandemia, devem ser devidamente reavaliados a luz da nova realidade. O empenho coletivo é no sentido de minimizar danos de todas as ordens e de preservar as estruturas e projetos existentes. Nosso compromisso é com a reposição e qualidade das atividades, sempre em sintonia com a autoridade sanitária. Os demais componentes do COE/MEC concordam com essa posição. A Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC renovou o compromisso de suportes orçamentários para as iniciativas de enfrentamento da COVID-19.

A Diretoria da Andifes, por meio virtual, está acompanhando, se reunindo e também interagindo com os diversos atores. Subordinação à ciência, coordenação das ações, respeito à autonomia, transparência nas informações e solidariedade continuam a balizar nossas orientações.

Brasília, 25 de março de 2020.