Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Covid-19 > Câmpus Dois Vizinhos inaugura laboratório de análises moleculares
conteúdo

Notícias

Câmpus Dois Vizinhos inaugura laboratório de análises moleculares

Covid-19

publicado: 20/11/2020 19h57 última modificação: 03/12/2020 11h37
Laboratório de Análises Moleculares de Dois Vizinhos (Foto: Ascom-DV)

Laboratório de Análises Moleculares de Dois Vizinhos (Foto: Ascom-DV)

A UTFPR inaugurou na quinta-feira (19) o Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular do Câmpus Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado, o primeiro da UTFPR e o segundo da região estruturado para a detecção rápida dos casos da Covid-19. O projeto foi articulado pela Universidade junto a entidades parceiras, que financiaram parte da obra.

Segundo Nédia Ghisi, líder do grupo de pesquisa em Biologia Molecular, o laboratório tem capacidade de realizar a análise de 150 amostras por dia. "Ressaltamos que o laboratório não é uma demanda fixa para a Covid-19, já que a equipe pode facilmente adaptar os kits para trabalhar com outros tipos de amostras, outros problemas, sejam eles epidemiológicos, zootécnicos, agropecuários e ambientais. E futuras perspectivas já estão sendo vista para trabalhar com dengue em parceria com a Fiocruz de Curitiba", completa. Também participam do grupo pesquisadores do Câmpus Toledo.

O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, destaca que o projeto “representa um grande avanço na área de análises e de biologia molecular, propiciando que a UTFPR possa contribuir de forma determinante não só no enfrentamento à Covid-19, mas também nas análises e ensaios em situações muito importantes e que vão fazer com que atinjamos um novo patamar na ciência e na tecnologia desenvolvidas na UTFPR".

A estrutura de aproximadamente 130 m² foi construída em conformidade com os requisitos para aderir ao nível de biossegurança '2', que envolve risco moderado, incluindo a construção de uma cabine de segurança biológica. “O acesso ao laboratório deve ser limitado somente às pessoas autorizadas, com o uso de equipamentos de proteção individual”, explica o diretor-geral do Câmpus, Everton Lozano. Além dos R$ 150 mil investidos pela UTFPR, a obra contou com aporte do Rotary Internacional e da Prefeitura de Dois Vizinhos.