Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > EDUTFPR lança e-book gratuito de “O Anjo Fatal”
conteúdo

Notícias

EDUTFPR lança e-book gratuito de “O Anjo Fatal”

Literatura

Livro é de autoria do professor Juarez Poletto e foi publicado pela primeira vez em 1987
publicado: 13/01/2022 15h40 última modificação: 13/01/2022 15h46
"O Anjo Fatal" é o segundo livro publicado pelo professor Poletto e pode ser baixado gratuitamente (Foto: Freepik editada por Decom)

"O Anjo Fatal" é o segundo livro publicado pelo professor Poletto e pode ser baixado gratuitamente (Foto: Freepik editada por Decom)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) lançou em novembro o e-book da narrativa “O Anjo Fatal”, do professor aposentado Juarez Poletto. Esta é a quarta edição do livro, publicado pela primeira vez em 1987. “O Anjo Fatal” apresenta uma trama policial que envolve a morte misteriosa de um personagem e o sumiço de obras de artes, mas também trata de amadurecimento. A obra já está disponível para ser baixada gratuitamente do site da editora.

O enredo de “O Anjo Fatal” tem três focos narrativos: a história de um homem rico, Sahlem, que morre misteriosamente, dando início à aventura policialesca; a história de sua filha e de seu necessário amadurecimento para lidar com esta perda; e a história de um empregado desse mesmo homem rico, um moço vindo do interior. A narrativa é leve e flui centrada na busca pela solução do mistério em torno da sala de artes do senhor Sahlem.

Segundo livro escrito por Poletto, “O Anjo Fatal” surgiu da ideia de unir entretenimento - garantido pela trama de mistério - com reflexão. “Nos anos 1980, se falava bastante na juventude, por conta das Diretas Já (1984). Isso me motivou a pensar na maturação de uma pessoa. Como pode acontecer? Pensei muito em oportunidade, em quantos não a têm e entre os que têm, como a aproveitam”, conta o autor.

Além de “O Anjo Fatal”, em 2021 a EDUTFPR publicou mais duas obras literárias de Juarez Poletto, uma reedição e outra inédita. Em maio, saiu a terceira edição da novela “No limiar da imaginação”, de 1986, e, em setembro, a primeira de “Oportuno Acaso”. Antes, a editora já havia publicado "Jabota e jaboti", em 2015, e "Literatura e experiência humana: tecnologia e trabalho", em 2016.

Em breve, novas obras literárias de Juarez Poletto devem ser lançadas pela EDUTFPR. O professor, que já tem dois romances prontos, está trabalhando agora em um livro de poesias. A previsão é que a editora publique estes três livros e mais um outro inédito, além de três reedições: os romances policiais “Teia” e “Corpo de Marfim” e “Vaidade” (poesia).

Juarez Poletto, que é professor aposentado da UTFPR e atualmente atua como professor voluntário na instituição, já publicou no total 20 livros, sendo um infantil, 10 de poesia, seis em prosa, um em prosa e verso e dois de estudos literários. O autor é formado em Letras e tem mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sinopse do livro

Mistério, roubo, morte na mansão Sahlem. Sumiço de obras de arte mesclado a problemas de uma jovem em busca de si mesma e de seu espaço. O que a perda do pai pode desencadear no cotidiano dela? O percurso de um moço simples do interior rumo a sua independência. O destino e seus meandros associado a segredos do passado. As intrigas veladas na mente de cada um dos agentes dessa narrativa de suspense. Um pouco de tudo isso está presente em ‘O Anjo Fatal’, obra que convida quem lê a ser detetive, a perseguir pistas, a tropeçar em becos sem saída, a chegar a um desenlace que pode pôr em xeque a certeza da amizade mais consistente. A aventura dessa leitura breve e envolvente certamente não deixará leitoras e leitores na mão.

Sobre a EDUTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Os interessados em publicar na EDUTFPR devem enviar informações e originais finais pelo formulário de submissão de publicação. A chamada fica aberta em fluxo contínuo.