Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Estude na UTFPR > 10 ótimos motivos para escolher a UTFPR no Sisu 2020
conteúdo

Notícias

10 ótimos motivos para escolher a UTFPR no Sisu 2020

Graduação

publicado: 15/01/2020 16h22 última modificação: 23/01/2020 15h26
Exibir carrossel de imagens UTFPR conta com atrativos para como os programas de dupla diplomação (Imagem: Freepik)

UTFPR conta com atrativos para como os programas de dupla diplomação (Imagem: Freepik)

Ingressar em uma universidade é um passo importante na vida de todos. Por isso, uma das tarefas mais importantes para os futuros universitários é decidir em qual instituição iniciar essa nova etapa. Para você que ainda está em dúvida sobre qual facul escolher, aqui vai uma lista com 10 bons motivos para estudar na UTFPR ;)

1. Programas de dupla diplomação

Um dos grandes diferenciais da UTFPR é o oferta de programas de dupla diplomação na graduação e na pós. Os programas possibilitam que os estudantes se afastem temporariamente para estudar em instituições estrangeiras conveniadas e ainda obtenham, junto ao diploma da UTFPR, um diploma da universidade escolhida. Atualmente, a UTFPR possui acordos assinados com instituições na Argentina, França, Itália, Portugal e Reino Unido.

2. Mobilidade internacional

Realizar um intercâmbio estudantil é o sonho de muitos. Na UTFPR, os alunos têm a possibilidade de realizar um período de mobilidade internacional em uma das instituições parceiras. São mais de 145 universidades em mais de 30 países, onde os alunos podem fazer novas conexões profissionais e acadêmicas.

3. Auxílio Estudantil

O Programa de Auxílio Estudantil é ofertado aos estudantes que comprovem baixa renda familiar. O programa conta com seguintes benefícios: auxílio-alimentação, auxílio-moradia e auxílio-básico.

4. Ensino de línguas estrangeiras

O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da UTFPR oferece cursos de diversas línguas estrangeiras para os alunos e servidores da Universidade. Atualmente, são ofertados cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e português para estrangeiros. As aulas permitem o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão auditiva, expressão oral e desempenho da escrita, além dos elementos de gramática, vocabulário e pronúncia.

Confira aqui os cursos disponíveis em cada câmpus.

5. Atividades esportivas e culturais

Os câmpus da UTFPR contam com diversas atividades esportivas e culturais. Na área dos esportes, há aulas gratuitas de modalidades como futsal, vôlei, basquete e handebol. Os alunos também têm a chance de fazer parte da associação atlética dos cursos, e ainda representar a Universidade em diversos campeonatos. Também é possível participar de grupos de música instrumental, teatro e grupos de coral. Para saber mais, acesse a página de atividades culturais da UTFPR.  

Aluno manuseia protótipo da equipe Pato Baja, no Câmpus Cornélio Procópio (Foto: Decom)

Alunos das UTFPR também podem participar de equipes de desenvolvimento de protótipos. Na foto, estudante faz manutenção do veículo da Proco Baja, do Câmpus Cornélio Procópio (Foto: Decom)


6. Apoio à participação em eventos

A UTFPR também incentiva a participação dos alunos em eventos técnico-científicos, culturais, extracurriculares e esportivos. Por isso, oferta um apoio financeiro por meio de um programa de auxílio criado especificamente para esses eventos.

7. Apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de TCC

Na UTFPR, os alunos são envolvidos com a pesquisa desde cedo. As bolsas de iniciação científica e tecnológica possibilitam pensar em soluções para os problemas do mundo real a partir do método científico, proporcionando mais desenvolvimento para a sociedade e uma formação ainda mais qualificada.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade curricular obrigatória nos cursos de graduação da UTFPR. Os estudantes matriculados nas disciplinas TCC, TCC-2 ou TD (trabalho de diplomação) têm a possibilidade de receber um auxílio de R$ 1 mil para a execução das pesquisas.

8. Ampla base de dados

Biblioteca da UTFPR no Câmpus Medianeira (Foto: Decom)

As bibliotecas da UTFPR contam com acervo de mais de 420 mil volumes e plataformas online que possibilitam acesso a mais de 8 mil livros digitais, 17 mil normas técnicas, 45 mil periódicos e 180 mil e-books. Todo o processo de busca pode ser feito de maneira integrada por meio do BiblioTec, interface com atualização em tempo real das obras, opções de download, audiodescrição, tradução e exportação para gerenciadores bibliográficos.

Ao lado, biblioteca do Câmpus Toledo (Foto: Decom) 

9. Extensão universitária e empresas juniores 

Atualmente, são centenas de atividades de extensão realizadas por todos os 13 câmpus da UTFPR. Os projetos, eventos e programas executados pelos alunos em parceria com os professores são uma das formas dos estudantes colocarem em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula. Através dessas atividades, são desenvolvidos produtos, ideias e ações de interesse da comunidade local e da própria Universidade, sempre visando melhorias para a sociedade.

A UTFPR conta ainda com diversas empresas juniores (EJs) formadas por alunos das diversas áreas de graduação. As EJs não têm fins lucrativos e oferecem serviços a preços competitivos para organizações locais, solucionando problemas reais de empresas e dos novos empreendedores. Protagonizadas pelos próprios estudantes, as EJs são uma forma de preparar os acadêmicos para os desafios do mercado profissional.


10. Protagonismo Estudantil

O Protagonismo Estudantil é um tipo de ação de intervenção social que possui os estudantes como principais atores, buscando responder a problemas da qualidade de vida acadêmica dos alunos. Para cumprir com esse objetivo, o programa financia projetos propostos pelos próprios acadêmicos que foquem no ingresso, permanência e inserção dos alunos na sociedade.

E aí, bateu aquela ansiedade por descobrir todo esse mundo? As inscrições para o Sisu 2020.1 começam no dia 21 de janeiro. São 4.542 vagas ofertadas nos 13 câmpus. UTFPR: a escolha que transforma! Para mais informações, acesse a página do Sisu na UTFPR.