Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Programa Engenheiro 3i prorroga inscrições até 27 de novembro
conteúdo

Notícias

Programa Engenheiro 3i prorroga inscrições até 27 de novembro

Intercâmbio

publicado: 20/11/2019 17h34 última modificação: 21/11/2019 16h15
Fachada da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC), na França (Foto: Divulgação)

Fachada da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC), na França (Foto: Divulgação)

Foram prorrogadas até o dia 27 de novembro as inscrições para o Engenheiro 3i, programa de formação complementar em engenharia e de mobilidade acadêmica entre a UTFPR e a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França. Nesta chamada, são ofertadas até 10 vagas, distribuídas em dois projetos: Smart City, voltado para os alunos do Câmpus Curitiba, e Indústria 4.0, para os alunos do Câmpus Ponta Grossa. 

O Engenheiro 3i tem como base três pilares: indústria, inovação e interculturalidade. O objetivo é proporcionar uma formação acadêmica capaz de preparar os futuros engenheiros para os desafios a serem enfrentados em suas vidas profissionais. Os alunos da UTFPR que participarem do programa podem ainda realizar mobilidade acadêmica internacional, com possibilidade de dupla diplomação e estágio em startups na França. 

Para Tainara Carloto, aluna de Engenharia Mecânica do Câmpus Curitiba em mobilidade pelo Engenheiro 3i na UTC, o programa proporciona aprendizados que estão mudando completamente a sua visão de mundo, algo que ela acredita ter impacto direto na sua vida acadêmica e profissional. “Acredito primeiramente que o ensino especializado da universidade me trouxe um grande aprendizado na área de simulação mecânica, o que acrescentou muito na minha formação", comenta. 

Trata-se de uma vivência que proporciona aprendizados contínuos que vão além das salas de aula. “Eu sinto como se cada dia fosse um novo desafio, já que sempre tenho algo novo a ser feito ou descoberto, seja no campo linguístico ou cultural”, destaca. Tudo isso aliado a um novo entendimento da futura profissão. A universidade me mostrou áreas incríveis da engenharia mecânica que eu não conhecia e também me abriu várias portas", complementa. 

Atualmente, Tainara cursa o seu terceiro semestre na UTC e está na reta final para concluir sua formação complementar. Após conquistar o diploma, ela deverá ainda realizar um estágio em uma das opções de empresa ou startup que possui parceria com a instituição francesa. 

Os interessados em participar do programa devem estar devidamente matriculados no sexto ou sétimo períodos em um dos cursos de engenharia listados no edital. O candidato deve ter coeficiente escolar igual ou superior a 0,7 e não deve possuir mais de duas reprovações ao longo do curso. 

As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário próprio disponível na chamada do programa. Após o devido preenchimento, o arquivo deve ser encaminhado junto com os documentos comprobatórios exigidos no edital para o email engenheiro3i@utfpr.edu.br até o próximo dia 27.