Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicado edital para seleção de professores visitantes
conteúdo

Notícias

Publicado edital para seleção de professores visitantes

Pesquisa e Pós-Graduação

Prazo para encaminhamento dos documentos de inscrição fica aberto até 8 de abril.
publicado: 29/12/2021 16h51 última modificação: 03/01/2022 17h29
Aberta seleção de professor visitante (Imagem: Freepik)

Aberta seleção de professor visitante (Imagem: Freepik)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR publicou na segunda-feira, 27 de dezembro, o edital que visa a seleção de quatro propostas para a contratação de professores visitantes. O prazo para encaminhamento dos documentos de inscrição fica aberto até 8 de abril.

O edital contempla três categorias de professor visitante: Professor Visitante Sênior - Nível 1 (PVS1), Professor Visitante Sênior - Nível 2 (PVS2) e Professor Visitante Sênior com vínculo formal com Instituição Estrangeira (PVS-IE). Para a primeira categoria, o interessado deve comprovar titulação de doutorado há, no mínimo, 16 anos, e demonstrar que atende os requisitos exigidos para Bolsista Produtividade em Pesquisa de Nível 1, do CNPq, na área da proposta. Para as outras duas categorias, o tempo mínimo exigido de titulação de doutorado é de 10 anos e os requisitos para Bolsista Produtividade em Pesquisa correspondem a de Nível 2, do CNPq, também na área da proposta. 

Todos os programas de pós-graduação da UTFPR são elegíveis a apresentar candidaturas para o edital. Cada proposta terá como responsável um docente permanente do respectivo programa  - cada docente permanente poderá submeter apenas uma proposta. O edital também prevê pontuação adicional para a submissão de propostas em associação, ou seja, aquelas feitas com a participação de dois ou mais programas de pós-graduação. 

A proposta de contratação de Professor Visitante deverá ser apresentada na forma de processo administrativo no SEI. Os documentos exigidos estão listados no item 6 do edital normativo e os contratos com os selecionados terão vigência de 12 meses, com possibilidade de renovação por até 48 meses, desde que prevista no respectivo plano de trabalho e que haja solicitação do coordenador do programa de pós-graduação associado à proposta.

Para mais informações, consulte a íntegra do edital normativo.