Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > SEI é aprovado por 83% dos usuários, aponta pesquisa
conteúdo

Notícias

SEI é aprovado por 83% dos usuários, aponta pesquisa

UTFPR Digital

publicado: 13/01/2020 17h17 última modificação: 13/01/2020 17h18
Interface do SEI (Foto: Decom)

Interface do SEI (Foto: Decom)

Pouco mais de dois anos após sua implantação na UTFPR, o Sistema Eletrônica de Informações (SEI) conta com aprovação de 83% dos usuários internos, segundo pesquisa defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap).

Segundo a avaliação geral, 44,5% dos usuários classificam o sistema como bom, e 39,3% o qualificam como muito bom. Apenas 3,7% avaliam o serviço como insatisfatório, e 12,5% o consideram regular. A pesquisa mostra também que 91,4% dos entrevistados consideram a implantação da plataforma na UTFPR uma necessidade atualmente.  A pesquisa foi realizada pelo servidor do Câmpus Ponta Grossa Eliézer Almeida, com orientação do professor Maurício Alves Mendes.

Em relação às mudanças que a implantação do sistema trouxe, 86% dos servidores afirmam que o SEI colabora muito com a diminuição do uso de papel e outros insumos, e 76,6% apontam que o sistema gerou ampla melhoria na economia. Outros aprimoramentos reconhecidos pelos entrevistados são a confiabilidade, eficiência, transparência e rapidez.

Para avaliar o funcionamento do sistema, o pesquisador ouviu a opinião de 832 servidores de todos os câmpus da Universidade. Os usuários responderam a um questionário avaliando o desempenho do SEI, e também qualificaram as mudanças que ocorreram com a implantação da plataforma.

O estudo, intitulado “A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UTFPR: uma visão a partir do princípio da eficiência na administração pública”, foi defendido no último mês de dezembro.

Sobre o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A plataforma é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual. Atualmente, 107 órgãos da esfera federal utilizam o SEI como solução virtual.