Notícias
Extensionistas da UTFPR podem propor projetos para atender demandas da RMC
Pró-Metrópole
Coordenadores extensionistas da UTFPR podem propor projetos ou programas de extensão para solucionar demandas dos municípios participantes do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). A atuação é possível por causa do acordo de cooperação firmado entre a Universidade e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
Não há seleção nem pré-requisito para propor uma ação de extensão. Basta que o coordenador extensionista interessado entre em contato com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) pelos e-mails dirext@utfpr.edu.br ou prorec.adj@utfpr.edu.br para que seja realizada a intermediação com os membros do Pró-Metrópole. Inicialmente não há fomento específico, podendo este ser negociado via convênio com os municípios atendidos.
São ao todo 28 municípios com demandas: 12 do Núcleo Territorial Central (Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais); sete do Núcleo Territorial Norte (Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná) e nove do Núcleo Territorial Sul (Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul). Os campos de atuação são diversos, sendo que as demandas são principalmente das áreas de infraestrutura, turismo, meio ambiente e agricultura.
Pró-Metrópole
O programa Pró-Metrópole é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba, por meio de um processo participativo incentivando na região a cooperação entre os atores públicos e privados para o planejamento e implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. O programa propõe intervenções que sejam capazes de promover o desenvolvimento de forma estruturada e duradoura, melhorando assim a economia dos municípios e a qualidade de vida da população.