Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR inaugura escritório satélite do IPB, de Portugal
conteúdo

Notícias

UTFPR inaugura escritório satélite do IPB, de Portugal

Internacionalização

publicado: 06/03/2020 12h34 última modificação: 09/03/2020 12h01
Escritório Satélite do IPB na UTFPR (Foto: Decom)

Escritório Satélite do IPB na UTFPR (Foto: Decom)

A UTFPR realizou nesta quinta-feira (5) a inauguração do Escritório Satélite do Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal), a principal instituição parceira internacional da Universidade.

O escritório é mais uma iniciativa para o fomento de novos acordos entre as duas instituições. Segundo o reitor Luiz Alberto Pilatti, o IPB foi essencial para que a UTFPR desse um salto na sua internacionalização. “Conseguimos estabelecer uma relação de confiança mútua, o que foi fundamental para a construção dessas parcerias. Hoje, temos números espetaculares que são frutos desse relacionamento e a inauguração deste escritório é mais um passo para o fortalecimento do nosso processo de internacionalização”, disse.

O IPB é, atualmente, o principal parceiro internacional da UTFPR com mais de 40 acordos de dupla diplomação e convênios para pesquisas conjuntas na pós-graduação.

Para o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, que também participou da inauguração, a abertura do escritório representa também um fomento ao envio de alunos do IPB para uma experiência internacional na própria UTFPR, uma vez que esse público contará a partir de agora com uma base de apoio local no Brasil. “Abraçamos esta possibilidade com toda energia e entusiasmo porque acreditamos que ela, sem dúvidas, fortalecerá nossas relações e contribuirá para novos e importantes resultados”, disse durante o ato de inauguração.

Este é o segundo escritório satélite de uma instituição estrangeira em funcionamento na UTFPR. Em 2019, foi inaugurado o escritório da Universidade de Shinshu (Japão), o primeiro da instituição japonesa na América do Sul.