Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR tem a primeira defesa de duplo diploma com a Unimore (Itália)
conteúdo

Notícias

UTFPR tem a primeira defesa de duplo diploma com a Unimore (Itália)

Internacionalização

publicado: 07/05/2020 15h26 última modificação: 08/05/2020 10h40
Fachada da instituição italiana Unimore (Foto: Divulgação)

Fachada da instituição italiana Unimore (Foto: Divulgação)

A UTFPR teve a primeira defesa de duplo diploma junto à Universidade de Módena e Reggio Emília (Unimore - Itália).  A estudante Taynara Apoena de Oliveira participou do programa junto ao Departamento de Engenharia 'Enzo Ferrari', referência em pesquisas na área de engenharia.

Com o duplo diploma, a estudante obterá o título de mestre em 'Engenharia Eletrônica' pela Unimore e de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Engenharia da UTFPR, sob orientação do pesquisador Hypólito José Kalinowski. A tese apresentada  por Taynara focou no estudo de estruturas de dispositivos no campo da fotônica e foi defendida na instituição italiana no mês de abril.

Em publicação divulgada na própria página da Unimore, Paolo Pavan, professor responsável pelo acordo na instituição italiana, destacou a importância do duplo diploma com a UTFPR: "para o Departamento de Engenharia 'Enzo Ferrari', a conquista de um duplo grau com uma prestigiada universidade brasileira abre novas e amplas oportunidades de emprego internacional".

Para o diretor de relações interinstitucionais da UTFPR, Maurício Alves Mendes, esta primeira dupla diplomação tem a importância de marcar concretamente uma relação entre as duas universidades que proporcionará o desenvolvimento de novos projetos conjuntos. “Acabamos de assinar também a dupla diplomação do Departamento 'Enzo Ferrari' com o Programa de Engenharia Mecânica de Curitiba. A Unimore é, sem dúvidas, uma parceira importante para a internacionalização da UTFPR", comenta.

Sobre a Unimore

Fundada em 1175, a Unimore é uma das universidades mais antigas da Europa. Possui mais de 70 cursos de graduação e já foi eleita a melhor universidade pública da Itália pelo jornal 'Il sole 24 ore'. Tem entre seus diferenciais as políticas de inovação que visam criar uma ambiente de cooperação entre empresas e centros de pesquisa.