Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > Destaque

Destaque

Trabalho de TCC de aluno do campus Guarapuava é o terceiro mais votado na edição 2021 Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso pelo CREA-PR
publicado: 22/06/2021 09h51 última modificação: 22/06/2021 09h51

O trabalho de TCC de Luan de Bastos de Lima, aluno de Tecnologia em Manutenção Industrial do campus Guarapuava, foi o terceiro mais votado na edição 2021 Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso pelo CREA-PR.

Os trabalhos mais votados concorreram em sete áreas, Agrimensura, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Mecânica/Metalúrgica e Engenharia Química.

O trabalho de Luan é intitulado Utilização De Serragem Como Substituto Parcial De Extensor Em Adesivos Para Painéis Compensados, e foi orientado pela professora Viviane Teleginski Mazur. Ele estudou a utilização da adição de serragem como substituto parcial ao trigo em adesivos para painéis de compensados, potencialmente gerando redução de custos na produção. A pesquisa vai de encontro com a realidade da índustria madeireira do municipio de Guarapuava, que possui empresas focadas na produção de painéis compensados.

O trabalho na íntegra pode ser acessado pelo link: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23625

Além disso, vale destacar que a UTFPR recebeu destaque com trabalhos mais votados em três áreas: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica/Metalúrgica e Engenharia Química.

Na Engenharia Civil o trabalho DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA CLASSIFICAÇÃO HIDROQUÍMICA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS    - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA - REGIONAL LONDRINA - AUTOR: PEDRO HENRIQUE GONGORA MIGUEZ foi o segundo mais votado.

Na Engenharia Mecânica/Metalúrgica o trabalho UTILIZAÇÃO DE SERRAGEM COMO SUBSTITUTO PARCIAL DE EXTENSOR EM ADESIVOS PARA PAINÉIS COMPENSADOS - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA - REGIONAL GUARAPUAVA - AUTOR: LUAN DE BASTOS DE LIMA foi o terceiro mais votado

Na Engenharia Química o trabalho AVALIAÇÃO DE MATERIAIS ORIUNDOS DA AGROINDÚSTRIA COMO MEIO DE CULTIVO VISANDO À OBTENÇÃO DE CELULOSE BACTERIANA - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA    - REGIONAL CASCAVEL - AUTORES: ANA CLARA OZELHIERI DE ALMEIDA, INGRID FERNANDA SILVANO PACHECO CORRÊA FURTADO foi o terceiro mais votado.