Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > BAJA
conteúdo

Notícias

BAJA

16ª Baja Regional – Etapa Sul acontecerá em Pato Branco, de 12 a 14 de outubro, na UTFPR
publicado: 09/10/2018 14h40 última modificação: 09/10/2018 16h45

Entre os dias 12 e 14 de outubro, acontecerá o 16ª Baja Regional – Etapa Sul, que será sediado pela primeira vez, em Pato Branco, em área da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio direcionado aos estudantes de Engenharia e oportuniza colocar em prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula. No programa Baja SAE, o aluno compreende um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, em todas as etapas, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

As equipes são desafiadas anualmente a participarem da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

O 16º Baja Regional - Etapa Sul 2018 receberá 21 equipes, de Instituições de Ensino Superior, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O desafio lançado para cada uma será o de mostrar o melhor dos seus projetos, desenvolvidos com muita pesquisa e trabalho ao longo de uma temporada inteira.

Segundo a acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus e membro da comissão interna de organização, Taislaine Lucas Costa, “as equipes competirão em nível de engenharia em problemas reais, auxiliando umas às outras a crescerem”, declarou.

A Equipe Pato BAJA, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, bicampeã nacional em prova de tração, e anfitriã do 16ª Competição Baja Sae - Etapa Regional Sul, integrada por 32 acadêmicos, e orientada pelo professor do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE), Ricardo Bernardi, estará na competição com o protótipo TF25, nome adotado especialmente em comemoração aos 25 anos da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

Protótipo da Equipe Pato BAJA TF25

 O acadêmico do sexto período do curso de Engenharia Mecânica e capitão da Equipe Pato BAJA, Halan Borsatto, falou da expectativa em bem representar a Instituição. “A equipe chegará na competição com força e vontade de superar todos os obstáculos”, externou.

Programação

A programação iniciará na sexta-feira, dia 12, com as provas de segurança estática; avaliação de projeto dinâmico; segurança dinâmica; apresentação de negócios; já no sábado, dia 13, acontecem as provas dinâmicas; apresentação de projeto técnico; finais de projeto; e no domingo (14), acontecerá a prova de enduro, dia dos veículos, literalmente, na pista. O local dessa prova foi construído especialmente para essa prova e está localizado entre a UTFPR e o  Gabbana Jardins. Esta prova é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, sendo sugerida a entrega de 1kg de alimento não perecível. O acesso ao público pode ser feito via estacionamento do Gabbana Jardins.

 A equipe envolvida na organização antecipou que a expectativa é grande. Conforme declarou Taislane, “esperamos receber um público de mil pessoas para prestigiar esse evento que promete muito crescimento, conquistas e adrenalina”, declarou.

Os organizadores destacam que é uma oportunidade de conferir de perto a competição, que é inédita no Estado. Oportunamente, agradecem aos patrocinadores e apoiadores: NSK Brasil, Dana Indústrias, UTFPR Pato Branco e Prefeitura Municipal de Pato Branco.

Confira o briefing de divulgação na página do Facebook e outras informações na página do Baja Sul.


Protótipo Pato Baja

Momento da formação do Grid, na 15ª BAJA Regional Sul 2017

Protótipo da Pato Baja, na 15ª BAJA Regional Sul 2017, em Passo Fundo (RS)

Equipes participantes 15ª BAJA Regional Sul 2017