Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Cultura
conteúdo

Notícias

Cultura

Curso de Licenciatura em Letras promove eventos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra, de 18 a 22.11
publicado: 18/11/2019 16h49 última modificação: 18/11/2019 17h17

Com o objetivo de fomentar a discussão acadêmica a respeito das diferenças culturais no Brasil e reflexões acerca do ‘’Dia Nacional da Consciência Negra’’, o Centro Acadêmico Paulo Leminski, juntamente com o Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, realizarão, entre os dias 18 e 22 de novembro, a semana da Consciência Negra com o tema: “PRESENÇA: Vozes e Olhares da Cultura Negra” e o “1º Concurso de Desenho alusivo à Semana da Consciência Negra”.

A programação inicia às 14 horas, nesta segunda-feira (18), com o Minicurso “Educação como prática de transformação: o grito do quilombo”, ministrado pelas professoras Carmem Waldow, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Maria Isabel Cabral da Silva, mestranda em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A partir das 19h30min, no anfiteatro do Câmpus Pato Branco, ocorrerá o recital “Ecos da Liberdade”, com o Grupo Artífice, sob a coordenação da professora Adriana Santos Auzani. Na sequência da programação, às 19h30min, o professor Dejair Dionísio, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), proferirá palestra com o tema "A literatura afro-brasileira: de Conceição Evaristo à Rosa Egipcíaca, caminhos simbólicos e ancestrais".

Na programação da primeira noite, ocorrerá a divulgação do resultado do concurso de desenho. A inciativa visa promover a produção e manifestação de elementos culturais, revelando novos talentos e fomentando a criatividade e o potencial artístico na Universidade. O participante com o desenho mais votado receberá um prêmio no valor de R$ 200.  O segundo e o terceiro lugares receberão um livro.

Ao longo da semana, o evento acontecerá em diferentes espaços: na UTFPR, na Fadep e no SESC.

A programação completa pode ser acessada na página do Facebook do Curso de Letras. 

“PRESENÇA: Vozes e Olhares da Cultura Negra”