Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Educação
conteúdo

Notícias

Educação

III Seminário de Iniciação à Docência da UTFPR acontecerá no Câmpus Pato Branco, de 16 a 18 de novembro
publicado: 09/11/2017 15h05 última modificação: 03/11/2022 17h37

Entre os dias 16 e 18 de novembro acontecerá, no Câmpus Pato Branco, o III Seminário de Iniciação à Docência da UTFPR: “Experiências da docência e suas contribuições à comunidade acadêmica”.

O evento reunirá em torno de 300 bolsistas do PIBID de todos os Câmpus da UTFPR, em diferentes áreas do conhecimento das Licenciaturas: Letras, Matemática, Química, Física, Biologia, Informática e PIBID interdisciplinar.

O III Seminário do PIBID contará com inúmeras atividades, dentre elas: na abertura, dia 16, às 19h, a palestra com a doutor Kamila Lockmann, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), que abordará o tema “Avaliação”. No dia 17, a palestra será ministrada pelo doutor Valdo Cavallet, que atua na área da educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a temática “Educação em tempos de políticas liberais”.

Além dos renomados palestrantes, o evento terá 34 minicursos oferecidos em três horários diferenciados, durante o dia 17/11 (sexta-feira). Também haverá três mesas redondas formadas pelos coordenadores do PIBID de diferentes Câmpus na sexta-feira, 17/11, abordando temáticas como avaliação, tecnologia e formação docente.

Ainda, haverá dois momentos destinados às socializações de pesquisas e experiências no âmbito do PIBID, serão os “Grupos de trabalhos”, realizados no sábado pela manhã. Nestes espaços os alunos de Iniciação à Docência farão exposições orais de suas pesquisas e experiências.

O evento receberá professores da Rede Pública, Diretores, Coordenadores e acadêmicos de todas as áreas da Licenciatura com o objetivo de socializar as experiências desenvolvidas no Programa e ampliar a formação docente debatendo seus principais temas.

O Programa de Iniciação à Docência – PIBID vem se consolidando a cada ano, promovendo a formação especializada de futuros docentes com a contribuição dos professores da Rede Pública Estadual que atuam no programa como Supervisores. Inúmeros projetos do PIBID – UTFPR beneficiam várias escolas da Rede Estadual unindo alunos da rede, docentes e pibidianos em atividades de docência e pesquisa. As atividades são colaborativas para a formação do futuro docente e para o melhoramento de índices de desenvolvimento escolar.

O evento está sendo organizado pelos professores e pibidianos dos Cursos de Letras e Matemática do Câmpus Pato Branco.

A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do evento

Atualizado em 09/11/2017

Assessoria de Comunicação

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.