Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão
conteúdo

Notícias

Extensão

UTFPR Câmpus Pato Branco capacita professores da rede municipal, para o ensino de xadrez nas escolas
publicado: 18/02/2019 18h12 última modificação: 18/02/2019 18h12

A UTFPR Câmpus Pato Branco ministrou, no dia 5 de fevereiro, Curso de Capacitação de Professores para o Desenvolvimento de Xadrez.

Estiveram presentes na capacitação cerca de 20 professores de Educação Física, da rede municipal de educação de Pato Branco.

A iniciativa é um projeto de extensão que tem por objetivo compartilhar regras, fundamentos e objetivos do jogo de xadrez, por meio de metodologias ativas. O xadrez, além de lazer, é uma atividade intelectual que desenvolve as atribuições lógicas e de pensamento abstrato, principalmente para crianças em desenvolvimento intelectual e atua como ferramenta pedagógica no auxílio do desenvolvimento de raciocínio lógico e abstração.

O projeto concebe que as atividades recreativas, de esporte e lazer são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois aumenta a capacidade de aprendizagem, desenvolve outras aptidões e dá mais oportunidade para uma vida saudável. Além de fazer bem à saúde, o esporte permite desenvolver ao mesmo tempo, a afetividade, as percepções, o raciocínio e criatividade. O esporte e lazer também são um meio eficaz de complemento à educação e uma forma eficiente de aumentar o interesse e o desempenho na escola.

Na avaliação do professor Wagner Badwarck, participante do curso, “a dinâmica empregada pelos instrutores durante a capacitação, facilitou o aprendizado e oportunizará replicar os conhecimentos das técnicas junto ao público-alvo”, declarou.

As atividades foram conduzidas pelos professores Dalmarino Setti (coordenador do projeto), professor Neuri Antônio Lunelli (vice-coordenador) e o bolsista da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), Marlon Joshua de Oliveira.

O projeto de extensão é desenvolvido pela UTFPR - Câmpus Pato Branco, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), do Município de Pato Branco.