Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão
conteúdo

Notícias

Extensão

UTFPR está ofertando 4 cursos gratuitos on-line e certificados pela Cisco Systems, no Programa Escola Pato Branco Digital
publicado: 03/04/2020 15h54 última modificação: 03/04/2020 16h58
Exibir carrossel de imagens Jovens interagindo. Fonte: Plataforma Cisco

Jovens interagindo. Fonte: Plataforma Cisco

Um projeto de Extensão, desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Informática (Dainf), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pato Branco, e a multinacional americana Cisco Systems, está ofertando 4 cursos on-line e gratuitos: Get Connected (Conecte-se); Introduction to IoT (Internet das coisas); Introduction to Cybersecurity (Introdução à Cybersegurança) e Entrepreneurship (Empreendedorismo).

A iniciativa está sendo viabilizada a partir de uma parceria firmada entre a UTFPR-PB e a multinacional americana Cisco Systems, por meio da Cisco Networking Academy Brasil, possibilitando a utilização da plataforma de treinamento Networking Academy (NetAcad). Em Pato Branco a Academia Cisco é gerenciada pelo Dainf e a UTFPR é a única instituição pública credenciada pela empresa no Sudoeste do Paraná.

Os cursos iniciaram no último dia 28 e integram o rol de cursos do Programa Escola Pato Branco Digital, que até o último semestre ofertava somente cursos presenciais. “Os cursos neste formato, já estavam programados para acontecer em paralelo aos cursos presenciais, mas um esforço dos parceiros envolvidos oportunizou a oferta, mesmo com o adiamento dos cursos presenciais”, declarou o professor do Dainf, Eden Ricardo Dociatti.

Parafraseando o professor, “um passo a frente” no planejamento, a iniciativa se configura como uma oportunidade ímpar às pessoas em condição de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, possibilitando a qualificação e conhecimento de tecnologia.

Até a presente data, 588 pessoas estão inscritas nos cursos, sendo que a participação é facultada a todas as pessoas interessadas e não há pré-requisitos. As aulas podem ser acessadas pelos inscritos a qualquer dia, horário e local, através de qualquer dispositivo conectado à Internet. Cada curso conta com instrutor para esclarecer as dúvidas através dos fóruns específicos. Os concluintes receberão certificação da Cisco e da Escola Pato Branco Digital.
 
Cursos on-line:

Get Connect (Conecte-se): para aqueles que estão na parte inicial da inclusão digital. É um curso que oferece uma melhor compreensão do que é a Internet, dos computadores, e demonstra que as redes sociais podem ser uma grande aliada para adquirir novas qualificações profissionais. Visa ensinar como usar um computador, conectar dispositivos, fazer pesquisas, usar e-mail e redes sociais. É um curso introdutório e seu conteúdo é totalmente interativo e repleto de ilustrações, de modo a facilitar a compreensão. O curso tem carga horária  de 30 horas.

Introduction to IoT (Introdução a Internet das Coisas): Hoje, todas as "coisas" podem estar conectadas à Internet. Neste curso, os alunos saberão como a IoT está modificando o mundo, bem como as qualificações profissionais necessárias para conseguir um trabalho bem remunerado. O curso também aborda estudos sobre como a IoT e a transformação digital das empresas agregam valor comercial e novas oportunidades de emprego. O curso oferece um resumo dos conceitos e desafios principais relacionados à transformação digital. O curso tem carga horária de 30 horas.

Introduction to Cybersecurity (Introdução à Cybersegurança): Este curso oferece uma mensagem bem interessante em tempos de Covid19: o mundo interconectado de hoje torna todos mais suscetíveis a ataques cibernéticos. O curso aborda conhecimento referente à proteção de privacidade, bem como dados pessoais on-line, informações expostas nas mídias sociais, dentre outros, visando a compreensão da demanda cada vez maior de empregos na área de TI exigirem percepção da segurança digital. O curso instrui habilidades essenciais aos estudantes, tais como: manter-se protegido on-line, conhecimento de ameaças, os ataques e as vulnerabilidades mais comuns. O curso tem carga horária de 30 horas.

Entrepreneurship (Empreendedorismo): apesar do momento de isolamento social, algumas ideias podem surgir, portanto, é preciso mais do que uma grande ideia para se tornar um empreendedor bem-sucedido. A estrada sinuosa entre a ideia e a execução requer tino comercial, qualificações profissionais financeiras e, o mais importante, a mentalidade certa, visando a preparação de sucesso no empreendimento. O curso usa estudos de caso on-line e interativos para mostrar como aplicar habilidades de tecnologias com o objetivo de começar uma empresa ou progredir na carreira. O curso tem carga horária de 44 horas. 

As vagas são ilimitadas e as inscrições acontecem em fluxo contínuo, isto é, a partir da inscrição os participantes terão o prazo, até o dia 20 de junho de 2020, para concluir os respectivos cursos. As inscrições podem ser realizadas através do site: http://www.pb.utfpr.edu.br/escolapbdigital/.