Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão

Extensão

Projeto do Curso de Letras “COLETivizando Ideias” desenvolve ações de acolhimento em tempos de pandemia
publicado: 03/06/2020 11h58 última modificação: 03/11/2022 17h39
Exibir carrossel de imagens Arte de divulgação do Projeto de Extensão “COLETivizando Ideias - ações de acolhimento em tempos de pandemia”.

O ano de 2020, de maneira geral, ficará marcado pelo momento desafiador a que todos estamos submetidos, em decorrência da pandemia mundial, em que um vírus COVID-19  acabou por tomar conta de nosso planeta e obrigou a maior parte das pessoas a um isolamento e/ou distanciamento social. O universo acadêmico, da mesma forma, tem procurado se reinventar e intensificar suas ações para se manter conectado à comunidade.

Dentre as iniciativas que a UTFPR, Câmpus Pato Branco, vem desenvolvendo para amenizar os impactos decorrentes da pandemia, está em desenvolvimento o Projeto de Extensão “COLETivizando Ideias - ações de acolhimento em tempos de pandemia”, coordenado pelo Curso de Licenciatura em Letras Português – Inglês.

Nesse contexto, segundo a coordenadora do Curso e do Projeto, professora Rosangela Aparecida Marquezi, ofertar e realizar as ações se ampara na motivação que “muitas dessas pessoas, acabam entrando em depressão por estarem afastadas da sociedade ou tendo crises de ansiedade. Elaborou-se o presente Projeto para que, mesmo afastados fisicamente durante a suspensão do calendário acadêmico, o vínculo entre professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos e comunidade externa se mantenha”, informou.

A estrutura do projeto contempla diversas ações, dentre as quais se destacam:

Clubes de Leitura Virtual
Clubes de leitura virtual sobre os escritores Mia Couto e Conceição Evaristo, nos quais são ofertadas vagas para todos os públicos - interno e externo à UTFPR. Para o Clube de Leitura do Mia Couto, serão 10 encontros virtuais. Para o de Conceição Evaristo, serão  cinco encontros virtuais.

Estamos com Saudade
Elaboração de um vídeo, com os professores do Departamento de Letras, que foi disponibilizado na página da UTFPR Câmpus Pato Branco. No vídeo, os professores enviaram mensagens de esperança e solidariedade aos alunos e ao público externo, em geral, da UTFPR.

Um Abraço por Dia
Nas redes sociais do Curso de Letras de Pato Branco, professores encaminham uma foto, com o símbolo do abraço, e enviam uma mensagem. A cada dia, é disponibilizada uma dessas fotos com o abraço virtual do professor.

Um Poema por Dia... A Poesia em Tempos de Pandemia
Alunos gravam um vídeo de até 30 segundos, declamando um poema de sua autoria. O tema é o momento que vivemos, de pandemia, ou de pós-pandemia. Todos os alunos da UTFPR Câmpus Pato Branco podem participar! Os vídeos são disponibilizados nas redes sociais do Curso de Letras e do Centro Acadêmico de Letras.

Elas por elas... O espaço das mulheres nas Letras e na Educação
A cada semana, uma professora do Curso de Letras, por meio da plataforma Google Meet, conversa com os participantes - externos e internos da UTFPR - sobre alguma autora importante da sua área, destacando os principais aspectos de sua obra e suas principais contribuições à literatura, à linguagem ou à educação.

Eu Li Este Livro…
A ideia é disponibilizar livros para empréstimos. Cada participante organiza uma minibiblioteca no lugar onde mora e emprestalivros para leitura.

As iniciativas são divulgadas à comunidade via broadcast, portal do câmpus e/ou redes sociais do Curso de Letras: https://www.facebook.com/letras.patobranco e/ou  https://www.instagram.com/calet.pb/.

Os interessados em saber mais, podem encaminhar e-mail para  secretaria-dalet-pb@utfpr.edu.br.