Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão Solidária
conteúdo

Notícias

Extensão Solidária

Professores de Química, ensinam a preparar sabão glicerinado com receita sustentável e de baixo custo
publicado: 24/04/2020 10h19 última modificação: 24/04/2020 10h37

Entre as iniciativas desenvolvidas pela UTFPR – Câmpus Pato Branco, relacionadas ao enfrentamento do COVID-19, um grupo de professores voluntários, do Departamento Acadêmico de Química (Daqui), produziu um vídeo para compartilhar com a comunidade uma receita de sabão glicerinado, que utiliza óleo de cozinha usado.

Além da importância de se disseminar e intensificar os bons hábitos de higiene e limpeza, a intenção de divulgar a receita, segundo o coordenador do Curso de Química, professor Leandro Zatta, vem ao encontro das ações solidárias em prol dos menos favorecidos, nesse momento de vulnerabilidade. Outro aspecto que o coordenador destaca se refere às características gerais do produto final. “Apresenta uma boa qualidade, e além disso, na formulação, emprega-se ingredientes de baixo custo, acessíveis, e além disso, o óleo usado pode ser empregado, contribuindo assim, com o meio ambiente”, declara Leandro.

De forma didática, o vídeo apresenta os ingredientes necessários, cuidados importantes no emprego e junção dos ingredientes e outras dicas importantes, conforme explica a professora do Daqui, Elídia Aparecida Vetter Ferri: “Assim como para a produção de outros produtos químicos mais complexos, para a produção de 1kg de sabão, deve ser seguida a relação correta de todos os ingredientes. Para obter o sabão glicerinado de qualidade, é necessário utilizar ingredientes de qualidade”, destacou.

Todas estas informações e outras dicas podem ser conferidas no vídeo publicado na página da UTFPR – Câmpus Pato Branco no YouTube ou no Facebook.

Confira a seguir os ingredientes da receita para a produção de 1 kg de sabão glicerinado:
- Sebo bovino (previamente purificado) 267 g;
- Óleo usado (deve ser filtrado antes do uso) 133 ml;
- Glicerina (facilmente encontrada nas farmácias) 65 ml;
- Etanol anidro (devem ser tomadas as devidas precauções para transporte em frascos propícios, por ser um produto extremamente inflamável, de acordo com a ANP) 267 ml;
- Açúcar cristal 67 g + 134 ml de água;
- Soda (deve ter um grau de pureza de pelo menos 99%) 67 g + 67 ml de água;
- Água (será utilizada no preparo das soluções);
Obs.: Para filtrar o óleo usado, pode ser utilizado um pano de prato, ou um pano qualquer comum.