Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Feira de Profissões
conteúdo

Notícias

Feira de Profissões

UTFPR marcou presença na Inventum com a exposição de cursos, projetos, eventos e interatividade com a comunidade
publicado: 22/11/2019 15h00 última modificação: 22/11/2019 16h27
Exibir carrossel de imagens
  • Principal.jpg
  • 49043892232_6c0d370288_o.jpg
  • 49043892707_0346fa1c00_o.jpg
  • "> IMG_6293.JPG
  • "> IMG_6763.JPG
  • "> IMG_6769.JPG
  • "> IMG_6778.JPG
  • "> IMG_6779.JPG
  • "> IMG_6780.JPG
  • "> IMG_6781.JPG
  • "> IMG_6801.JPG
  • "> IMG_6789.JPG
  • "> IMG_6794.JPG
  • "> IMG_6795.JPG
  • "> IMG_6799.JPG
  • "> IMG_6986.JPG
  • "> IMG_6784.JPG
  • "> IMG_6297.JPG
  • "> IMG_6247.JPG
  • "> IMG_6761.JPG
  • "> 74967746_2526758287407330_1802776423295877120_o.jpg
  • 20191109_173339.jpg
  • Acervo Pato a Jato. Foto - Helmuth Kühl.jpeg
  • Acervo Pato a Jato. Foto - Helmuth Kühl (2).jpeg
  • Comissão e classificados.jpg
  • WhatsApp Image 2019-11-10 at 16.17.44.jpeg
  • WhatsApp Image 2019-11-10 at 14.15.06 (1).jpeg

Com o objetivo de apresentar a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para a comunidade regional, a tradicional Feira de Profissões (FP), realizada e organizada anualmente por alunos da graduação, com o apoio de professores dos cursos do Câmpus Pato Branco, integrou a programação da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, realizada de 08 a 13 de novembro, no Centro Regional de Eventos de Pato Branco.

A partir de atividades que visaram apresentar os projetos e iniciativas desenvolvidas no Câmpus, buscou-se aproximar os jovens dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. “A FP configurou-se, também, como uma oportunidade e momento em que professores e alunos puderam explorar toda a criatividade para apresentar as mais variadas aplicações de cada profissional graduado na UTFPR”, declarou o professor do departamento acadêmico de Administração (DAADM) e coordenador do evento, Luciano Minghini.

Estima-se que mais de 20 mil visitantes prestigiaram o estande da UTFPR, interagindo com alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como, todos os projetos realizados e apoiados pela Instituição. Aproximadamente, 1,5 mil crianças e jovens de escolas municipais, estaduais e privadas de toda a região visitaram o estande durante as manhãs e tardes dos dias 11, 12 e 13 de novembro. Mais de 4 mil famílias visitaram a FP, principalmente, durante as noites da Inventum. Pais perguntando sobre a universidade, sobre os cursos, jovens realizando as atividades e perguntando sobre os projetos apoiados pela UTFPR, sobre o mercado de trabalho.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades apresentadas pelos cursos de graduação e pós-graduação, projetos tecnológicos, como por exemplo: Aeromodelismo, Baja, Eficiência Energética, projetos e empreendimentos incubados, projetos culturais (FUCA), além de outras atrações organizadas e realizadas pela UTFPR na Inventum como a Corrida Maluca, o TecSul e o SEI/SICITE.

A equipe organizadora da FP contou com o apoio de um verdadeiro batalhão de voluntários, em torno de 4 a 5 professores por espaço e 15 alunos em média por curso, num total aproximado de 260 voluntários revezando o trabalho no estande durante os seis dias do evento. O professor do departamento acadêmico de Construção Civil (DADOC) e responsável pelo espaço do curso de Engenharia Civil, Jose Miguel Etchalus, acredita que “a FP foi apresentada de forma planejada, organizada, eficiente e dinâmica, ou seja, foi maravilhosa!”. Para a coordenadora da Comissão de Cultura e responsável pelo Festival Universitário de Cultura e Arte da UTFPR (FUCA), professora Franciele Clara Peloso, a FP “foi um momento formativo e de envolvimento. Foi uma oportunidade de convivência bastante próxima com as/os estudantes e com toda a dimensão institucional”. Já o professor do departamento acadêmico de Letras (DALET), Leandro Zago, resume que “a feira foi grátis, mas o aprendizado valioso!” considerou.

A equipe organizadora relata que foram recorrentes os comentários positivos de pais que estavam visitando o estande e se pronunciaram sobre a variedade de oferta de cursos na região e, especialmente, o fator “gratuidade”. Muitos estudantes do ensino médio declararam interesse em cursos que permitem contato com tecnologias do mundo digital, como Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Elétrica. Ainda assim, existem aqueles encantados pela diversidade de atuação profissional oferecida por cursos mais tradicionais como Química, Matemática e Letras.

Na edição 2019 da FP o tema escolhido pelos organizadores para criar uma identidade com o público jovem foi “Super-Heróis”. Os graduandos e os organizadores definiram personagens baseados em quadrinhos, desenhos ou filmes cujos poderes representassem de alguma forma o seu curso. A proposta do tema foi a de mostrar que os cursos falam a linguagem dos jovens e que cada profissão pode contribuir significativamente com a comunidade, assim como os heróis. Dentre as atrações, foram realizadas algumas atividades já conhecidas da criançada, como a Gincana das Cartelas e a brincadeira da Torta na Cara do curso de Química para ganhar brindes da FP. Em relação às novidades desta edição aconteceu logo na primeira noite da FP o lançamento do veículo off-road da equipe Pato Baja. Apoiado por empresas nacionais e regionais, o modelo Atlas 2 foi apresentado pela equipe e prestigiado com a presença do prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, da vice-reitora Wanessa Hishikawa Rasoto, e toda a diretoria da UTFPR. Outra novidade foi a Gincana realizada pela equipe de eficiência energética Pato a Jato, em conjunto com a equipe Pato Futsal e o aplicativo AiQFome para o lançamento da camiseta promocional do Pato Futsal com a Pato a Jato. Além disso, aconteceu a realização do 1º. Torneio de Simulação Empresarial do Departamento Acadêmico de Administração; a etapa final da Gincana de Derivadas – UTFdx, do Departamento Acadêmico de Matemática; e a premiação da Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos do GEAstro – Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia.

Para os responsáveis pelas atividades do estande da UTFPR a FP também foi uma experiência inédita, conforme comenta o professor do departamento acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE), Cesar Rafael Claure Torrico, “foi inovadora, um jeito diferente de divulgar os cursos e a tecnologia desenvolvida aqui na UTFPR”. A acadêmica do segundo ano do curso de Administração e voluntária do espaço do curso, Franciele Sabrina Pundrich Ferreira, comentou que a FP proporcionou “uma grande experiência, o fato de você falar do curso e  da Universidade. Essa integração com a sociedade me fez superar alguns limites que eu tinha e descobrir novas habilidades que não conhecia”, declarou. A representante do Centro Acadêmico de Administração, Graciela Sobucki, confirma dizendo que “a feira proporcionou a todos os envolvidos um desafio”. Para a chefe do departamento de Extensão (DEPEX) do Câmpus e membro da Comissão Organizadora, servidora Márcia Rozane Balbinotti de Lourenço, acredita que “a FP foi responsável por atrair muita movimentação dos jovens para o estande”.

Em 2018, a FP ocorreu na UTFPR e os indicadores contabilizaram a participação de um pouco mais 1 mil visitantes, já neste ano, a equipe organizadora da FP recebeu um desafio maior, realizar a feira durante o maior evento de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do Sul do Brasil, a Inventum. “A Inventum possui uma importância incontestável para a UTFPR pois ela representa de forma impactante e acessível o resultado da união entre o a Gestão Pública, as Instituições de Fomento, Instituições de Ensino e Pesquisa e a Comunidade Empresarial. Representa o esforço conjunto para o desenvolvimento regional”, declarou o professor Luciano.

Por isso, realizar uma atividade que atraísse a atenção da comunidade regional durante a Inventum exigiu maior estrutura, mais planejamento e o desenvolvimento de uma identidade para a UTFPR ser reconhecida facilmente pelos visitantes. A UTFPR não é uma organização especializada em eventos e, mesmo assim, a equipe de coordenadores decidiu executar, por conta própria, desde a estrutura, recursos até as atividades que deveriam acontecer durante os seis dias da Inventum. A equipe da FP tinha de ser criativa para reunir, na mesma apresentação, as temáticas institucionais de 2019, como a UTFPR Sustentável e 110 anos da UTFPR, ao mesmo tempo, e sua identidade local tanto na questão visual como na mensagem passada ao público. “Precisávamos mostrar a UTFPR como uma instituição plural e fizemos isso com muita competência”, avaliou o professor Luciano Minghini. A equipe da FP foi organizada em dois times, um responsável pela infraestrutura, desenho e identidade visual do estande dentro da Inventum, enquanto o outro responderia pela organização da apresentação dos cursos, dos voluntários e das atividades a serem realizadas durante o evento.

Unificar as ideias e as ações desses dois times, também foi desafiador, porém, a julgar pelos depoimentos, foi superado com muita eficiência. Para a professora do departamento acadêmico de Química (DAQUI) e responsável pela infraestrutura do estande da UTFPR Raquel Dalla Costa da Rocha, professora do curso de Química, “a FP foi fantástica e foi possível mostrar as tecnologias de cada curso”. Para o professor Luciano, responsável pela organização das atividades a FP “é o melhor momento de sentir como a comunidade nos percebe, nos recebe. Ao mesmo tempo é o momento em que nós, alunos e servidores, saímos do ambiente de sala de aula para dizer que estamos aqui à disposição da comunidade e essa interação foi sensacional”. Para a arquiteta e idealizadora do estande, Nathana Roberta Dal Maso Milan, resume bem esse desafio declarando que “foi uma união de forças, de superação. Onde o amor pela Universidade se sobressaiu e se transformou em um resultado muito maior do que o esperado”, concluiu.

Se somam aos resultados alcançados a parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o apoio das empresas patrocinadoras masters: A1 Formaturas, Cresol, Sebrae e Stone; além de   patrocinadores específicos como: Metalúrgica CBS e VMT Construções (Corrida Maluca); Ecologic e Planta Garden (Espaço Ambiental); Achieve Languages, Ana Roth Personal Trainer, Bem-Estar Método Pilates, Casa das Fechaduras, Conceito pb Imóveis, Manu Milani PMU Artist, Patolux e TransGoss Transporte e Logística (UTFdx); Atlas Eletrodomésticos (veículo off-road Atlas 2, da Pato BAJA); Emitelli Indústria Eletrônica (Torneio Digital de Xadrez); e Aiqfome, Luminus Tech, Planta Garden e PB Shopping (TecSUL).