Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Feira de Profissões
conteúdo

Notícias

Feira de Profissões

A volta da Feira de Profissões da UTFPR
publicado: 09/06/2022 17h28 última modificação: 09/06/2022 17h37

Nestes dias 01 e 02 de junho, a UTFPR voltou a realizar a sua Feira de Profissões. A Feira de Profissões é um evento organizado pelos estudantes de graduação para a comunidade, no qual é possível conhecer as opções de formação profissional disponíveis no campus Pato Branco, assim como, se tem contato com as atividades de interação social, entretenimento cultural e esportivo, projetos de competição, de extensão e pesquisa nos quais os estudantes e docentes participam ao longo da sua formação. É na feira que estudantes do ensino médio da região podem interagir para conhecer como é a vida acadêmica na UTFPR e tudo que a UTFPR pode oferecer à comunidade.

Esse ano o evento foi considerado especial pelos seus organizadores, por uma série de razões. Giovane José Carlessi, graduando de Engenharia Civil e responsável pela infraestrutura do evento, explica que foi muito bom poder realizar um evento que retoma as atividades presenciais de interação social.

Emmily Kruger Quednau, estudante do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês e responsável pelos voluntários que atuaram no evento, explicou que foi muito importante a parceria com a Prefeitura de Pato Branco e a realização conjunta da Feira de Profissões com a segunda edição do Open Park. Este evento tem como objetivo abrir as portas do Parque Tecnológico do Município de Pato Branco para a comunidade regional conhecer e entender como funciona o ecossistema de tecnologia e inovação de Pato Branco. O Open Park quer estimular a cultura da inovação e empreendedorismo desde cedo nos jovens estudantes do sudoeste.

Vitor André Basso Boff e José Otávio Da Rosa Tomasi, ambos estudantes de Engenharia Civil e coordenadores das atividades realizadas durante a feira, disseram que outra grande novidade interessante foi poder apresentar oficialmente o novo curso de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura à comunidade regional. O curso nasce da transformação do Curso Técnico Integrado em Agrimensura, de Nível Médio e inova em trazer para a UTFPR a formação nas recentes tecnologias de navegação por GPS, BeiDou, Galileu e suas interfaces com equipamentos agrícolas, da Construção Civil, da Cartografia, Geotécnica e aplicativos da Engenharia de computação.

A estudante Ana Gabriela Pelegrino, do curso de Agronomia e responsável pelo marketing do evento, se encantou com os estudantes do ensino médio e fundamental. "Ver os olhinhos brilhando ao conhecer os nossos cursos, projetos e pesquisas que atendem à comunidade não tem preço. Nos divertimos muito nesses dois dias foi um momento de muita integração entre os cursos e muita interação com as escolas da região", explica Ana.

O Prof. Luciano Minghini, orientador da equipe organizadora, explicou que o evento só foi possível graças a parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco e agradeceu o apoio de todos os servidores que atuaram para a realização do evento. "Tivemos pouco tempo, desde a liberação para eventos presenciais até a data que permitia a realização da feira. Mesmo assim, todos apoiaram a iniciativa dos estudantes e se doaram para que pudéssemos retomar a realização da Feira de Profissões, só temos a agradecer o apoio de todos e todas."

Por fim, a Profa. Elizangela Marcelo Siliprandi explicou que a UTFPR tem muita novidade para a comunidade até o final do ano. "A Feira de Profissões é uma das atividades do projeto chamado UTFPR - Qual é?, esse projeto tem o objetivo de mostrar o universo de possibilidades e oportunidades que a UTFPR oferece aos seus estudantes, durante o seu período de formação. Ainda temos programado, visitas presenciais e virtuais às escolas públicas e privadas, visitas guiadas na UTFPR e muito conteúdo que postaremos em nossas mídias digitais, basta nos acompanhar no Instagram ou Facebook @feira.utfprpb."