Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Inventum 2019

Inventum 2019

IX SEI e XXIV SICITE reunirá mais de mil participantes e contará com a presença do reitor, pró-reitores e diretores dos 13 câmpus
publicado: 08/11/2019 11h05 última modificação: 08/11/2019 11h05

Nos dias 11 a 13 de novembro, juntamente com a Inventum 2019, a UTFPR, Câmpus Pato Branco, realizará o IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (SEI) e o XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE), eventos que receberão alunos, professores e servidores dos 13 câmpus da UTFPR.

O SEI é um evento promovido pela Pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) e Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), dos 13 câmpus da UTFPR. É uma oportunidade para discentes, docentes e técnico-administrativos, que desenvolvem atividades de extensão e inovação, divulgarem, socializarem e apresentarem o que está sendo produzido na UTFPR nas áreas de extensão e inovação.

O XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE) é um evento realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) em conjunto com as Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e o Comitê Interno PIBIC/PIBITI da UTFPR. O objetivo do SICITE é oferecer uma oportunidade para que pesquisadores e alunos apresentem e divulguem os trabalhos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos nos 13 câmpus da UTFPR no âmbito dos programas institucionais (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, PIBIC-Jr, PIBIC-EM e PVICT). Além disso, os alunos têm a oportunidade de ter seus trabalhos avaliados pela comunidade acadêmica e divulgados para a sociedade.

Nesta edição, a UTFPR-PB receberá mais de mil participantes, além da presença do reitror, diretores-gerais, diretores de Pesquisa e Pós Graduação e os diretores de Relações Empresariais e Comunitárias dos 13 câmpus Universidade. As atividades serão desenvolvidas na Sociedade Rural (na programação da Inventum no Centro Regional de Eventos de Pato Branco) e no Câmpus da UTFPR.

Os projetos e ações de extensão desenvolvidos na UTFPR serão divulgados no IX SEI por meio de apresentações orais e pôsteres nas seguintes temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Inovação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Já no XXIV SICITE, as pesquisas apresentadas em comunicações orais e pôsteres foram divididas nas modalidades Administração e Economia, Agronomia, Ciências e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Computação, Educação e Comunicação, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Têxtil, Engenharia Sanitária, Física, Geociências, Letras e Linguística, Matemática, Probabilidade é Estatística, Química, Recursos Florestais e Engenharia Florestal e Zootecnia.

Para dimensionar os eventos e sua importância para a UTFPR, abaixo estão alguns dados sobre os seminários:

XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

979 trabalhos recebidos
287 apresentações orais
692 pôsteres digitais
19 diretores de modalidade
597 avaliadores de trabalhos à distância
147 avaliadores nos dias do evento

IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

281 trabalhos recebidos
81 apresentações orais
200 pôsteres digitais