Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Inventum 2019
conteúdo

Notícias

Inventum 2019

UTFPR realizará os principais eventos institucionais na programação da Inventum, de 08 a 13.11
publicado: 08/11/2019 11h29 última modificação: 08/11/2019 14h48

Inicia nesta sexta-feira, 08 de novembro, às 19 horas, no Centro Regional de Eventos, em Pato Branco, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação - INVENTUM. A abertura contará com a presença da vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto e demais autoridades municipais e estaduais. A programação geral, transcorrerá até o dia 13 de novembro.

O evento é uma iniciativa de várias entidades e visa demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas com a visão da sustentabilidade, bem como ratificar a excelência que Pato Branco tem na área. Para o setor acadêmico e empresarial, realizam-se palestras e eventos envolvendo os setores de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Outros aspectos importantes são a motivação para o surgimento de iniciativas inovadoras e a aproximação da comunidade ao ambiente tecnológico, popularizando a cultura tecnológica na sociedade, inclusive no ensino básico.

O evento também oportuniza à população de Pato Branco e região, ampliar seu conhecimento sobre ciência, tecnologia, sustentabilidade e sua aplicação, de forma a gerar maiores oportunidades no mercado de trabalho e de maior inserção social.

A UTFPR – Câmpus Pato Branco, parceira da Inventum no segmento acadêmico, se fará presente com uma infraestrutura de estande de 600m2, expondo os cursos e principais projetos desenvolvidos, bem como serviços ofertados. A temática desta edição é voltada aos 110 anos da UTFPR, celebrados neste ano de 2019, e a programação ampla e diversificada, contempla a realização dos principais eventos institucionais, com atividades focadas em promover a interatividade e conexão com toda a comunidade.

Uma das primeiras atividades a serem realizadas pela UTFPR, após a solenidade de abertura da Inventum, será o lançamento do novo veículo da Equipe Pato Baja, o ATLAS II, às 20h30min, no estande da UTFPR.

Ao longo da programação o público presente poderá prestigiar os eventos, conforme seguem descritos:

Sei-Sicite - IX Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE). Os eventos são considerados os maiores eventos de divulgação das produções técnico-científicas da UTFPR. Pela primeira vez, os eventos serão realizados integrados, tendo como tema “Integrando Pesquisa, Extensão e Inovação”.

Ambos os eventos se configuram em uma oportunidade para que pesquisadores e alunos apresentem e divulguem os trabalhos de extensão, inovação, empreendimentos pré-incubados, iniciação científica e tecnológica desenvolvidos pelos 13 câmpus da UTFPR. Neste ano os acadêmicos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos tanto para a comunidade interna como para a externa a UTFPR, dando assim uma maior visibilidade e interação com a produção científica da universidade.

Data: 11 a 13 de novembro de 2019. Acesse a Programação.

TecSul - Evento anual que busca fomentar o empreendedorismo, a tecnologia, a inovação e a criatividade, bem como integrar acadêmicos das instituições de ensino, empresas, entidades públicas e privadas e a comunidade em geral, através de palestras, workshops e minicursos.

Data: 08 a 13 de novembro de 2019. Acesse a Programação.

Corrida Maluca - A competição consiste na criação e montagem de carros de rolamento (gravity car), visando incentivar alunos do Ensino Médio ao aprendizado da tecnologia, promover a participação da comunidade próxima à escola a apoiar o projeto (torcida durante o evento, ajuda financeira, administração de horários, etc.), integrar os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR com a comunidade (alunos do Ensino Médio e Técnico), e criar um espírito de equipe entre os alunos participantes, professores e comunidade. Estão inscritas 24 escolas de Pato Branco e região.

Data: 09 de novembro de 2019, às 14 horas.

Campeonato de Lançamento Balístico - Visa aplicar e integrar conhecimentos adquiridos em disciplinas técnicas regulares dos diversos cursos das instituições de cursos superiores e conhecimentos de Física, também abordados no ensino médio, em uma atividade de extensão através do desenvolvimento de projeto, construção e competição de lançamento de projéteis entre equipes. O evento tem como objetivo a unificação do conhecimento teórico com a aplicação prática no desenvolvimento do projeto e construção de um equipamento lançador de projéteis, bem como da competição entre as equipes participantes.

Data: 12 de novembro de 2019, às 9h. Mais informações AQUI.

Torneio de Xadrez Digital - Será um torneio rápido aberto, com ritmo de jogo de 10 minutos mais 5 segundos por lance, sendo jogado por meio do aplicativo lichess (https://lichess.org), utilizando um tablet ou celular.

A organização disponibiliza 250 vagas e oportuniza a participação de pessoas de qualquer idade, interessadas na modalidade e que conheçam as regras do jogo, conforme as categorias: Sub 8 - com idade até 08 anos; Sub 10 - com idade até 10 anos; Sub 12 - com idade até 12 anos; Sub 14 - com idade até 14 anos; Sub 16 - com idade até 16 anos; Sub 18 - com idade até 18 anos; Torneio Absoluto - aberto a qualquer idade.

Data: 09 de novembro de 2019, às 13h30min, no Largo da Liberdade. Mais informações AQUI.

UTFPR In Concert - O X UTFPR in Concert Festival é um festival de música de estilo livre, possibilitando a inscrição no evento, de qualquer produção, independente da classe ou gênero musical. Tem o objetivo de proporcionar a valorização das habilidades artísticas musicais do corpo docente, discente e servidores, da UTFPR e universidades da região, bem como, promover uma integração da comunidade interna e externa, estimulando o convívio social.

Data: 10 de novembro de 2019, às 18 horas. Mais informações AQUI

Festival Universitário de Cultura e Arte (FUCA) - O evento é uma grande oportunidade para expor as várias formas de expressão artística, como Artes Visuais, através da fotografia, desenhos, caricaturas; Artes Cênicas, através do teatro e dança; Mostras Literárias, composta por poemas, contos e crônicas, além de artesanatos e apresentações musicais.

Data: 09 a 13 de novembro de 2019. Parque de Exposições e UTFPR – Câmpus Pato Branco.

Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos - A Competição visa aplicar e integrar conhecimentos adquiridos em Astronomia, Física, Astronáutica e nas mais variadas disciplinas das instituições de Ensino Fundamental do estado do Paraná, através da atuação e elaboração do projeto, construção e participação da competição de lançamento de foguetes, utilizando materiais recicláveis.

Data: 13 de novembro de 2019. Das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações AQUI

Concurso de Projeto de Esculturas Cinéticas - São obras onde se exploram os efeitos visuais através dos movimentos físicos dos objetos das artes. Através do uso de componentes mecânicos, estas esculturas movimentam-se criando uma arte dinâmica, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura. Estes movimentos podem ter sua origem de uma fonte de energia (um motor) ou através de fontes naturais (como o vento, energia solar).

A competição tem como objetivo principal o projeto/modelamento em software 3D de esculturas cinéticas que se enquadrem nos temas propostos pela organização do evento, apresentando na forma de um design moderno e atual o perfil inovador da cidade de Pato Branco. Para isso, pretende-se: - Desafiar/Desenvolver equipes de acadêmicos dos cursos de Engenharias, Arquitetura, Design e Artes Plásticas a desenvolver e aplicar conhecimento de forma a construir formas que revelem uma concepção estética e poética dos temas propostos; propor a artistas regional e/ou nacionalmente reconhecidos a apresentar suas ideias/inspirações sobre os temas propostos na forma de obras dinâmicas, participativas e/ou interativas.

Data da premiação: 13 de novembro de 2019.

Espaço Ambiental - Promover a preservação e a conservação dos recursos naturais por meio de um espaço e também por meio de ações que tornem a Inventum como um todo sustentável (ex.: não utilização de copos e canudos plásticos.

Data: 08 a 13 de novembro de 2019.

Feira de Profissões - Mostra dos cursos ofertados e exposição de projetos desenvolvidos pela UTFPR, voltada para a orientação vocacional e esclarecimento de dúvidas dos alunos de ensino médio em relação aos cursos de nível superior. Será realizada no estande principal da Instituição, durante toda a Inventum.

Data: 08 a 13 de novembro de 2019.

Museu Interativo de Matemática - A iniciativa tem por objetivo aproximar o público em geral para um contato com uma Matemática divertida. Neste evento teremos oficinas e exposições de materiais manipuláveis construídos para que o participante perceba a relação entre Matemática e outras áreas do conhecimento. A ideia é divulgar a Matemática para a sociedade e desmistificar o conceito de que Matemática é muito difícil.

Data: 08 a 13 de novembro de 2019.

GeASTRO - O Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia - GEAstro estará presente na INVENTUM 2019, levando diversas atividades com o objetivo principal de divulgar a Astronomia, a Astronáutica e a Ciência em geral. Na atual edição do evento, o grupo estará levando ao público o Espaço Astronomia, que contará com atividades interativas para os visitantes, maximizando o contato dos mesmos com a Ciência, como a observação dos Astros e do trânsito de Mercúrio em frente ao Sol com o auxílio de telescópios e uma experimentação da Astronomia no Invisível; e a Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos, a qual será uma competição voltada para os estudantes do Ensino Fundamental de toda a região, buscando promover o conhecimento dos alunos e, através do trabalho em equipe na elaboração e construção de um modelo de foguete e base de lançamento, despertar o interesse dos envolvidos pela Astronáutica e pela Ciência como um todo .

Data: 09 a 13 de novembro de 2019.

Além destes eventos, serão realizados, ainda, o Campeonato de Derivadas UTFDx, no dia 12 de novembro, das 14 horas às 17 horas, no stand da UTFPR; e a Simulação Empresarial, no dia 10 de novembro, das 14h às 18 horas, no palco espaço 122, no Parque de Exposições.

A Inventum 2019 terá no total mais de 50 atrações, somando mais de 400 horas de programação e 40 palestrantes. Os organizadores estimarem a visitação de um público aproximado de mais de 150 mil pessoas.

Acesse a programação geral e faça parte da inovação!!!