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MINTER UNAM

Disciplina de Experimentação agrícola na Argentina
publicado: 06/06/2022 09h35 última modificação: 06/06/2022 09h35

De 23 a 27 de maio, foram iniciadas, as aulas do MINTER (Mestrado Interinstitucional), do convênio entre o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) da UTFPR Campus Pato Branco, com a Universidad Nacional de Misiones (UNaM), da Argentina.

 A disciplina de Experimentação Agrícola foi realizada em formato intensivo e presencial, pelo professor Moeses Andrigo Danner do PPGAG. "Nesta semana eu ministrei aulas teórico-práticas aos 14 alunos da disciplina, que são professores dos cursos de Graduação da UNaM, na cidade de Eldorado, que fica na província de Misiones, a 250 km de Pato Branco".

 Este Mestrado visa a titulação de professores da instituição Argentina, por meio da realização de disciplinas e de pesquisas científicas em áreas da Agronomia.

 Esta foi a primeira de 13 disciplinas que serão ministradas ao longo de 2022 e 2023, para a formação desses professores da UNaM com o grau de Mestre em Agronomia, os quais têm prazo de defesa da dissertação até 30 de março de 2024.

 O professor Moeses também relatou sobre a experiência vivenciada durante a estadia na UNaM: "Foi um momento muito rico, de troca de experiências entre mim e os mestrandos, que demonstraram um interesse muito forte nos conhecimentos repassados, enquanto eu fiquei sabendo sobre as pesquisas que eles realizam ou já realizaram. Há um componente prático, ou seja, de resolução de problemas regionais, que ficou evidente nas pesquisas que estes professores realizam, e conhecê-los foi especialmente rico para mim. Acredito que devemos fortalecer esse componente durante o Minter".

 A disciplina de Experimentação Agrícola foi escolhida pelo PPGAG como a primeira a ser ministrada devido ser conhecimento sobre planejamento e análise estatística de experimentos, uma vez que os mestrandos terão que realizar um ou mais experimentos para o trabalho da dissertação do mestrado e devem iniciar o mais breve possível.

 "Durante a disciplina fizemos exercícios práticos utilizando o software R para análises estatísticas, além do debate sobre a teoria para a escolha dos testes e a qualidade dos resultados obtidos nas pesquisas científicas simuladas. Ao final da disciplina, os alunos relataram que julgaram muito útil terem acesso também ao conhecimento prático na utilização do software R, o qual é uma ferramenta gratuita e poderosa para análises e apresentação gráfica de dados experimentais", informou ainda o professor.