Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Competição
conteúdo

Notícias

Competição

Pato Baja participa da Competição Baja SAE BRASIL
publicado: 06/05/2022 14h19 última modificação: 06/05/2022 14h44

Entre os dias 20 a 24 de abril, a equipe Pato Baja participou da 27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, no Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP.

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Os veículos do Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, projetados e construídos pelas equipes participantes.

Neste ano a Pato Baja destacou-se novamente na competição, evoluindo para o top 10, passando da 25ª posição do ano passado para a 8ª posição, destacando-se como a segunda colocada do Sul do Brasil (de um total de 17 participantes) e a melhor do Paraná.

Ao todo participaram 69 (sessenta e nove) equipes de todo o Brasil, representando instituições universitárias brasileiras de 16 (dezesseis) estados, de Norte a Sul do país.

Este foi o resultado do empenho da equipe em trabalhar arduamente, com muita garra, suor e dedicação, mesmo com as restrições sanitárias devido à Covid 19.

 A equipe é formada atualmente por alunos dos cursos de engenharia mecânica, civil e elétrica tendo por objetivo projetar, dimensionar e fabricar um protótipo mini-baja. Os alunos são acompanhados pelos professores Ricardo Bernardi (coordenador) e Adelino Carlos Maccarini (vice-coordenador).

No mês de novembro deste ano, ocorrerá a Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sul, que será realizada em Caxias do Sul – RS.

A Pato Baja agradece  a todos que, direta ou indiretamente colaboraram para que esse resultado fosse concretizado, principalmente aos patrocinadores: UTFPR Campus Pato Branco; ATLAS Eletrodomésticos; Rozimbo Peças; XPERT; Fersul - Fundição; Funditech – Fundição de Alumínio; Léofer – Distribuidora; ST - Trento Usinagens; Charrua Parts; Hofmann – Manutenção; Destake – Comunicação Visual; Performance – Internet e Informática; Ônix Tintas e; 3D.