Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > PPGDR - Avaliação CAPES e inscrições
conteúdo

Notícias

PPGDR - Avaliação CAPES e inscrições

PPGDR - conceito 5 na avaliação quadrienal da CAPES - prorroga as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 28/09
publicado: 14/09/2022 09h11 última modificação: 15/09/2022 14h58

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco, subiu no conceito da avaliação quadrienal da Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. O Programa passou a ser conceito 5, considerado "Muito Bom", numa escala que vai até a nota 7.

A avaliação é realizada por uma comissão composta por membros de diversas instituições de ensino do país e avalia diversos quesitos, entre eles, o impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; qualidade da produção intelectual e o envolvimento do corpo docente.

Destaca-se ainda, do documento avaliador, o reconhecimento pelo papel do programa com o desenvolvimento regional sustentável, além dos trabalhos, com contribuições metodológicas aplicadas às comunidades regionais.

O PPGDR prorrogou as inscrições para os cursos de Mestrado e doutorado até o dia 28/09

O PPGDR prorrogou as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 28 de setembro. O edital está publicado na página do programa e oferta vagas gratuitas com possibilidade de bolsa de estudo via edital próprio.

O PPGDR é um programa interdisciplinar que tem como objetivo construir uma interface entre sociedade e natureza, contribuindo com a formação de profissionais capazes de atuar na pesquisa, no ensino e como agentes de desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

O curso possui duas linhas de pesquisa. A linha de pesquisa "Educação e Desenvolvimento" objetiva contribuir para a formação de agentes de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como para a formação de educadores, visando ampliar competências no sentido da atuação interdisciplinar através do ensino e da pesquisa sobre distintos aspectos da educação formal e não formal em suas relações com contextos interculturais e com o desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

Já a linha de pesquisa "Regionalidade e Desenvolvimento" investiga as dinâmicas socioeconômicas e ambientais do desenvolvimento regional, com estudos orientados no desafio da inovação, sustentabilidade e interdisciplinaridade, com ênfase nos atores, instituições, organizações e políticas públicas.

Para mais informações sobre o Programa, acesse:

https://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgdr/