Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Projeto ETA
conteúdo

Notícias

Projeto ETA

“O Ensino de inglês e o programa English Teaching Assistant na UTFPR campus Pato Branco”
publicado: 13/05/2022 13h52 última modificação: 13/05/2022 14h03

Após dois anos de interrupção devido à pandemia do Covid-19, a UTFPR campus Pato Branco recebeu no início de abril as ETAs (English Teaching Assistants) Anaflor Bernal e Zariah Brown, que desenvolverão atividades de ensino de inglês no curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês e oferecerão cursos, oficinas e atividades em geral para toda a comunidade acadêmica até dezembro de 2022.

As americanas fazem parte do projeto “O Ensino de inglês e o programa English Teaching Assistant na UTFPR campus Pato Branco”, que é coordenado pela Professora Dra. Marcele Garbin Dagios, do Departamento de Letras, desde 2018.

O Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais, fruto da parceria entre CAPES e Comissão FULBRIGHT, apoia e financia projetos de Instituições de Ensino Superior brasileiras, públicas ou privadas, que busquem elevar a qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, língua inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

Além disso, o projeto visa a utilização das habilidades e competências dos ETAs nas licenciaturas e/ou centros de línguas com vistas à melhoria da formação de professores, desenvolvimento linguístico-cultural dos estudantes de diversas graduações e capacitação dos docentes e servidores em geral, por meio de clubes de conversação, oficinas de escrita acadêmica e desenvolvimento profissional, cursos de Inglês como meio de instrução e diversas atividades culturais, sempre com o propósito de aproximar as culturas norte-americana e brasileira.

Neste ano, são 51 ETAs em diversas universidades brasileiras, em todas as regiões do Brasil. De acordo com a coordenadora do projeto na UTFPR campus Pato Branco, a presença das ETAs no dia-a-dia da universidade cria um ambiente favorável às trocas interculturais e representa uma oportunidade única para os estudantes praticarem o inglês e aprenderem mais sobre a cultura norte-americana. Anaflor e Zariah também enfatizam a importância de serem “Fulbrighters”, termo usado pelos bolsistas da Comissão FULBRIGHT, que está presente no Brasil desde 1957, e comentam sobre a experiência:

“Quando chegamos em Pato Branco estávamos prontas para começar a trabalhar, mas primeiro fizemos um levantamento das preferências dos estudantes e servidores. Em seguida, abrimos as inscrições para os cursos e quando vimos o número de participantes, ficamos muito felizes! Ficamos impressionadas e empolgadas com a quantidade de pessoas que queriam participar dos cursos de inglês. Algumas turmas tiveram que ser divididas para acomodar o número de alunos que queriam participar. Nem nós nem os alunos sabíamos o que esperar da primeira semana, mas todas as aulas tiveram muita energia e nos deixaram animadas para as próximas semanas. As atividades têm sido ótimas até agora e mal podemos esperar para nos integrarmos a essa comunidade, enquanto ajudamos os alunos e servidores a melhorar seu inglês.”.

O projeto “O Ensino de inglês e o programa English Teaching Assistant na UTFPR campus Pato Branco” será desenvolvido até dezembro de 2022.